Inep Confirma Resultado do Enem 2015 Para Janeiro

Na última quarta-feira (28), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) publicou os gabaritos oficiais do Enem 2015. Se você não conferiu ainda, pode consultá-los aqui.

Neste mesmo dia, em nota publicada pela sua assessoria de comunicação social, o Instituto confirmou que o resultado do exame nacional, que traz as notas em cada uma das quatro provas objetivas mais a redação, será disponibilizado para consulta somente em janeiro de 2016, em data ainda não definida.

De acordo com o histórico dos últimos anos, poderíamos prever a liberação do boletim individual do Enem 2015 para a primeira semana do ano que vem, como ocorreu em 2013, por exemplo, o qual saiu no dia 4 de janeiro do ano passado.

Entretanto, se observarmos a edição de 2014, o Inep demorou mais tempo para disponibilizar o acesso ao desempenho dos candidatos, que ocorreu somente em 13 de janeiro deste ano. Na oportunidade, o “atraso” justificou-se pela mudança nas regras do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa as notas do exame para aprovação em universidades públicas. O sistema, que normalmente contava com duas convocações, teve seu processo reduzido a uma chamada única, compensando a divulgação tardia do resultado do Enem no calendário do Ministério da Educação.

Portanto, se as regras do Sisu forem mantidas as mesmas do ano passado, imaginamos que os boletins serão liberados na terceira semana, entre 10 e 17 de janeiro.

Vale mencionar também que muitos tentam antecipar suas notas com base no número de acertos em cada prova após conferir o gabarito. Ressaltamos que isso é praticamente impossível, devido a complexa metodologia de correção e atribuição de notas utilizada no Enem, a Teoria da Resposta ao Item (TRI).

Desta forma, agora nossa orientação para quem prestou o exame é relaxar ou focar em outros vestibulares que vêm pela frente, se este for o caso. Quanto a informações oficiais a respeito do resultado do Enem 2015, basta ficar ligado aqui em nosso Portal que divulgaremos em primeira mão.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.