Inep Desmente Boato de Que o Enem 2018 Será Mais Complexo

Em nota oficial publicada pela sua assessoria de comunicação social na terça-feira (27), o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – desmentiu o boato de que o Enem 2018 será mais complexo que a edição do ano passado.

A notícia começou a ser disseminada por blogues e sites da internet especializados em educação, bem como nas redes sociais, após a publicação do Edital do Exame Nacional do Ensino Médio no último dia 21 (veja aqui).

Segundo postagens nesses canais, as provas de Ciências da Natureza e Matemática, que trazem 90 questões (45 cada) no segundo dia de aplicação, teriam maior “nível de dificuldade”, motivo pelo qual nessa aplicação o tempo para resolução da avaliação foi aumentado de 4h30min para 5h.

Na publicação de esclarecimento o instituto fez questão de deixar claro que os conteúdos exigidos no exame possuem uma base teórica apoiada em matrizes de referência com competências e habilidades (saiba mais) que permanecem as mesmas:

O conteúdo das provas do Enem é definido pelas Matrizes de Referência disponíveis no portal do Inep. O documento, de 2009, indica as habilidades que serão avaliadas e orienta a elaboração das questões da prova, assim como a construção de escalas de proficiência que definem o que e o quanto o aluno realiza no contexto da avaliação.

Orientação aos Candidatos é “Filtrar” Informações e Fontes da Internet

Com a finalidade de evitar este tipo de mal entendido entre os milhões de estudantes que pretendem participar do Enem 2018, o instituto nacional orientou aos futuros candidatos que procurem apenas os canais oficias do Inep e do MEC – Ministério da Educação – para se informar e tirar dúvidas sobre o Enem. Desta forma, evitam cair nas chamadas fake news, as notícias falsas, muito comuns na internet e redes sociais atualmente.

Aproveitamos a oportunidade para reafirmar que, apesar de não ser um site com relação oficial com o governo, o infoEnem publica apenas notícias e informações com base em fontes oficiais ou extremamente confiáveis, fazendo do nosso Portal um sério aliado do candidato na preparação para o maior exame do país.

Fonte: Inep

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.