Inep Divulga Edital, Datas das Inscrições e das Provas do Encceja 2018

Nesta semana o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou o Edital e o calendário oficial com datas inscrições e das provas do Encceja 2018 – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, que substitui o Enem na certificação do ensino médio.

Confira a seguir as principais informações e datas referentes ao Encceja, que também pode ser usado para obtenção do diploma do ensino fundamental.

Edital do Encceja

O documento oficial que regulamenta essa edição foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 14 de março e pode ser conferido aqui. Entre as principais novidades estabelecidas para este ano, temos a necessidade de justificar ausência para candidatos faltosos. Isso porque, apenas na aplicação do Encceja 2017, a taxa de ausência ficou em torno de 60%, acarretando inúmeros prejuízos ao governo, em especial ao Ministério da Educação (MEC), conforme esclareceu em nota a assessoria de comunicação social do Inep:

[…] o participante que não comparecer à aplicação das provas das áreas de conhecimento para as quais se inscreveu e não justificar sua ausência deverá ressarcir ao Inep o custo gasto com ele, acrescido da correção do IPCA, se tiver interesse em fazer o Exame novamente. Quem faltar ao Encceja 2018 e quiser fazer o Encceja 2019, por exemplo, terá que justificar a ausência no Sistema de Inscrição do próximo ano para manutenção da gratuidade.

Inscrições no Encceja

A fase de inscrições no programa estará aberta já no mês de abril, entre às 10h do dia 16 e às 23h59min do dia 27, sempre respeitando o horário oficial de Brasília. O prazo para solicitação do uso do nome social por candidatos transexuais e travestis também foi divulgado, será entre 30 de abril e 4 de maio. Todos os procedimentos relacionados ao cadastro no exame serão realizados pela internet, por meio do sistema disponível no portal enccejanacional.inep.gov.br/encceja.

Provas do Encceja 2018

A aplicação das provas do Encceja 2018 acontecerão em datas diferentes, conforme a variação do público-alvo da própria avaliação. No caso do Encceja Nacional, para certificação dos ensinos fundamental ou médio para a maioria dos candidatos em todo o Brasil, a aplicação será em 5 de agosto, às 9h e às 15h30min. A liberação do resultado com as notas individuais de cada participante tem divulgação prevista para o último trimestre deste ano.

Para mais informações sobre o Encceja, como os pré-requisitos para participação em cada tipo de modalidade e as notas mínimas para obtenção do direito a certificação, acesse este informativo.

Fonte: Inep

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.