O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) informou, nesta segunda-feira (01), que divulgará em 26 de novembro a proficiência média dos estudantes que fizeram o Enem em 2011 por unidade escolar.

A portaria 342, que apresenta a forma de disponibilização e cálculo dos resultados por escola, foi publicada ontem no Diário Oficial da União. Conforme determina tal documento, serão considerados para o cálculo das proficiências médias por escola os seguintes os participantes da edição de 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio:

  1. Os que constaram do Censo Escolar 2011, matriculados nos anos finais do Ensino Médio;
  2. Os que fizeram as quatro provas objetivas (Linguagens, códigos e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias), e a redação.

Já com relação às escolas, serão consideradas nos cálculos as que possuírem um dos seguintes requisitos:

  • Ter no mínimo 10 estudantes inscritos no Enem 2011, declarados no Censo Escolar;
  • Seus participantes representaram pelo menos 50% do total de estudantes concluintes do Ensino Médio na escola.

Vale lembrar ainda que o Inep aperfeiçoou a metodologia de cálculo para que as escolas possam visualizar sua média em cada uma das 4 grandes áreas mais a redação, de forma a proporcionar uma análise mais detalhada para cada uma delas.

Como explicou o próprio presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, o objetivo da mudança é “…cada vez mais avançar no nosso diálogo com as escolas de educação básica, em especial de Ensino Médio, para que o resultado das avaliações aplicadas pelo Inep se traduza em ferramentas para intervenções pedagógicas e melhorias do ensino”.

Ainda segundo a Assessoria de Comunicação do Inep, as escolas poderão interpor recurso entre os dias 19 e 28 de outubro, quando o sistema estará aberto na página do instituto. O resultado final das proficiências médias por escola, para cada prova objetiva mais a redação, estará disponível no dia 26 de novembro, no site do Inep.

 

Adquira gratuitamente o Manual Enem 2012: Um presente do InfoEnem

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.