Inep Libera Espelho da Redação do Enem 2014 Para Consulta

Em meio a expectativa da abertura do período de inscrições para o Enem 2015, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) liberou a vista pedagógica do espelho da redação do exame nacional do ano passado, cujo tema foi “Publicidade infantil em questão no Brasil“.

Para lhe dar uma mãozinha neste momento de ansiedade, criamos este pequeno passo a passo para que consulte agora mesmo a reprodução da correção detalhada de sua redação no Enem 2014.

  1. Entre no sistema do Inep, nesta página;
  2. Preencha os campos com número de inscrição e senha cadastrados no Enem 2014, bem como os caracteres anti-spam exibidos na imagem, depois clique em “Entrar”. Caso tenha perdido os dados, veja como recuperar o n° de inscrição e a senha;
  3. Ao acessar a página de resultados, procure pelo link “Clique aqui para acessar a Vista Pedagógica de sua Redação”, abaixo da tabela com as notas individuais.

Com a consulta ao espelho da prova textual, você que prestou o Enem 2014 poderá visualizar seu desempenho em cada uma das 5 competências avaliadas pela redação, além de esclarecimentos do porquê de suas notas. Lembre-se que cada competência vale de 0 a 200 pontos, totalizando uma pontuação máxima de 1.000.

Ademais, também verá um gráfico de barras, que mostra a porcentagem de candidatos alocados em cada faixa de pontuação. O bloco que estiver em tom de azul mais escuro e com uma seta amarela acima representa o grupo com pontuação equivalente a sua. Um dado interessante aqui é que a grande maioria (80%) dos candidatos não passaram dos 600 pontos na redação do Enem 2015!

vista pedagógica

Por fim, o sistema ainda traz dois links no final da página, sendo que um deles exibirá uma imagem digitalizada da folha na qual você escreveu o texto, enquanto o Guia do Participante “A redação no Enem 2014”, um arquivo em pdf com detalhes de todos os critérios e regras da produção textual.

De acordo com dados do Inep, foram corrigidos 6.193.565 textos na edição passada do exame. Desses, 250 tiveram nota mil, 280.903 provas foram entregues em branco e outras 248.471 redações foram zeradas.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.