No início desta semana o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela organização do Exame Nacional do Ensino Médio, liberou os microdados das provas do Enem 2016.
Neste tipo de publicação o instituto disponibiliza, para consulta de qualquer cidadão interessado, informações e números relacionados a edição do ano passado do exame, como as provas e os gabaritos digitalizados (confira aqui), mais detalhes sobre as questões, além das notas e um questionário respondido pelos participantes.
O arquivo é dividido basicamente em duas partes, os itens e dicionário. A primeira delas traz uma planilha específica com dados sobre as questões, como grau de dificuldade, competências e habilidades, entre outros. Já a outra trata de variáveis contidas em cada base.
O download da pasta compactada pode ser realizado clicando neste link, lembrando que o documento está disponível no formato “.csv“, que contém valores separados por delimitador com ponto e vírgula. Justamente para compreensão adequada dos termos e variáveis dispostos na organização dos dados foi criado o dicionário, cuja consulta é imprescindível.
Segundo nota da assessoria de comunicação social do Inep, a finalidade de tornar públicos todos estes números e dados é fornecer informações relevantes para estudos e uso por instituições e de pesquisas relacionadas a educação:
O objetivo da publicação é desenvolver e disseminar avaliações e informações educacionais, já que os microdados permitem acessar informações específicas, gerando análises mais aprofundadas por parte de pesquisadores, jornalistas e gestores públicos, por exemplo.