Inep Libera Resultado Enem 2015 por Escolas Com Educação Profissional

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) publicou novamente o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2015 por Escolas – no final de semana passado, após o equívoco da divulgação oficial do desempenho ter deixado de fora mais de 95% dos institutos federais de educação e tecnologia.

Conforme informações do próprio instituto, das 1.308 unidades que atuam nesta etapa de ensino, 961 passaram a ter seus resultados informados e integrados a todos os outros dados liberados na primeira publicação, feita em 4 de outubro.

Ainda de acordo com atualização e registros do Inep, dessa quantidade de institutos tecnológicos informados, 92 (9,57%) pertencem à rede privada de ensino; 276 (28,72%), à federal; 580 (60,35%) às estaduais e; 13 (1,35%) às municipais.

A inclusão de todas estas escolas tecnológicas acarretou diretamente na alteração dos resultados de 379 instituições em relação ao ranking de escolas do Enem divulgado na primeira data, sendo que 355 sofreram mudanças na classificação final e outras 24 foram retiradas da lista por “não cumprirem a taxa de participação”.

Entre os critérios para ter seu resultado registrado no sistema do Enem por Escolas, uma unidade precisava ter taxa de participação mínima de 50% dos alunos do terceiro ano do ensino médio. Além disso, esse montante deveria ser igual ou maior que pelo menos 10 estudantes em número absoluto.

Vale esclarecer, também, que o ranking de escolas do exame considera quatro indicadores para relativizar e heterogeneizar ao máximo a lista, com a finalidade de reduzir prováveis incoerências e injustiças. A consulta de cada um deles, juntamente com a lista publicada no início de outubro, pode ser feita nesta postagem.

Já a nova lista incluindo as instituições que ofereceram Ensino Médio integrado à Educação Profissional em 2015, foi disponibilizada para verificação nesta tabela.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.