Inep mudará critérios de ranking de escolas do Enem

De acordo com declaração dada pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Francisco Soares, o órgão irá alterar os critérios para avaliação e a forma de divulgação do resultado e ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por escolas.

Atualmente o Inep analisa apenas a participação e desempenho médio das escolas no exame. São contabilizadas no ranking apenas instituições cujo número absoluto de participantes no Enem seja maior que 10 e represente, no mínimo, metade de seus estudantes concluintes do ensino médio regular.

Com relação ao desempenho, o modelo corrente informa somente a média geral dos estudantes de determinado colégio para as quatro provas objetivas (Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza) e da redação.

Conforme explicou Soares, a observação isolada destes dados pode nos levar a “comparações injustas” entre as escolas.

“Ao menos cinco dimensões serão avaliadas, como taxa de participação no Enem, nível socioeconômico dos alunos, formação dos professores, complexidade da gestão escolar e desempenho dos alunos na prova, que abrange as demais dimensões. A ideia é que não seja apresentada uma lista única que considera apenas a média de notas dos estudantes, mas sim uma relação que forneça mais filtros para analisar o desempenho de cada unidade.”

Tal mudança pode alterar as posições de muitas escolas. Aquelas que ocupavam o topo da lista quando era observado somente o desempenho dos alunos podem ter sua média puxada para baixa por conta dos outros critérios, e vice-versa. Para o presidente do Inep, além de trazer maior transparência, estes critérios devem facilitar o entendimento da situação real de cada escola.

Certamente esta medida deve atenuar a questão de escolas que fazem uma seleção somente de seus melhores alunos ou chegam até a criar CNPJ´s diferentes para forjar a análise do Inep e elevar sua média no exame.

Normalmente o Inep divulga os dados que geram o ranking do Enem por escola cerca de um ano após a realização da próxima edição. Segundo afirmação de Francisco Soares no evento, o próximo levantamento, referente ao Enem 2013, deve ser liberado em novembro.

Fonte: Veja Abril

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.