Nesta sexta-feira (25), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou no Diário Oficial da União o edital com as regras do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. A aplicação das provas está confirmada para os dias 3 e 4 de novembro.
Segundo o órgão, autarquia do Ministério da Educação e responsável pela organização do exame, a expectativa é que 6 milhões de pessoas se inscrevam para fazer o Enem 2012. Na lista abaixo seguem as principais informações sobre a próxima edição.
1. Inscrições
O período de inscrições para o Enem será aberto na próxima segunda-feira (28) e se encerrará as 23h59 do dia 15 de junho. O valor da taxa será de R$ 35 e deverá ser pago via boleto até o dia 20 de junho.
Os estudantes que vão concluir o ensino médio em 2012 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar ou que se declaram membros de família de baixa renda podem pedir isenção do pagamento da taxa, que pode ser feito por meio do sistema de inscrição. Para isso, deverá apresentar documentos que comprovem tal condição, para serem analisados pelo Inep.
Conforme determina o edital, no ato de inscrição o candidato deve fornecer o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o seu número do documento de identidade (RG). Estudantes com necessidades especiais deverão informar sua situação no ato da inscrição.
O candidato deverá guardar o número da inscrição e a senha, pois estes dados serão indispensáveis durante todo o processo do Enem, como inscrição, realização da prova e obtenção dos resultados. Também serão exigidos para participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni), financiamento estudantil (Fies), além de outros programas do MEC, como o Ciência sem Fronteiras.
2. Provas
O Enem será realizado nos dias 3 e 4 de novembro e as provas terão início às 13h (horário de Brasília). No dia 3 de novembro serão aplicadas as provas de ciências humanas e de ciências da natureza, até as 17h30. Já no dia 4 serão realizadas as provas de linguagens e códigos, matemática e a redação, que terminarão às 18h30.
Vale lembrar que o candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.
O Inep recomenda que os inscritos cheguem ao local de prova ao meio-dia, portando documento de identificação original com foto e caneta com tinta esferográfica preta, para a realização das provas.
3. Redação
A metodologia para correção da redação do Enem sofreu alterações em 2012. A partir desta edição a redação será corrigida por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final será composta por cinco notas que avaliam competências específicas.
A atribuição desta nota final da redação corresponderá à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores em cada competência. Caso haja discrepância de 200 pontos ou mais na nota final atribuída pelos corretores (em uma escala de 0 a 1.000), ou de 80 pontos ou mais em pelo menos uma das competências, a redação passará por um terceiro corretor, em um mecanismo que o Inep chama de “recurso de oficio”.
Caso persista a discrepância, uma banca certificadora composta por três avaliadores examinará a redação. O edital explica que os candidatos poderão solicitar vistas da correção, porém não poderão pedir a revisão da nota.
4. Resultados
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no dia 7 de novembro, na página do Inep . Os candidatos também poderão acessar os resultados individuais do Enem 2012 no endereço sistemasenem2.inep.gov.br/, a partir do dia 28 de dezembro.
Por fim o edital esclarece que a utilização dos resultados individuais do Enem para fins de certificação, seleção, classificação ou premiação não é de responsabilidade do Inep, mas das entidades às quais os dados serão informados pelo candidato.
Para mais informações, acesse o Edital do Enem 2012.
Veja também:
13 comments
Gostaria de saber como faço para saber para saber se consegui meu certificado do segundo com o Enem e como pego ele que para as inscrições do SISU e PROUNI preciso do certificado.
Olá Fabiana, para saber se conseguiu seu certificado você conferir se atingiu a pontuação necessária. Saiba mais lendo nossa página sobre o certificado (http://www.infoenem.com.br/certificado-do-ensino-medio-atraves-do-enem/). Caso tenha atingido a pontuação exigida, faça sua inscrição no SiSU imediatamente (pois as inscrições termina nesta sexta, 11) e entre em contato com a instituição certificadora para saber quais são os documentos necessários para retirada do documento.
Desejo boa sorte e agradeço a visita ao infoEnem!
Matheus Andrietta
Boa Noite, eu prestei o Enem 2012 para retirar o certificado do ensino médio, mas tbm quero me inscrever no Sisu e Prouni, mas não consigo achar o edital para saber quando posso retirar meu certificado, pois as outras inscrições tem prazo, mas sem o certificado ( ensino médio ) posso me inscrever ( Sisu ) e ( Prouni )…?
Rodnei,talvez você até consiga se inscrever no SiSU e Prouni sem o certificado, mas precisará dele para comprovar formação no Ensino Médio caso consiga a bolsa ou a vaga.
Leia esta noticia (http://www.infoenem.com.br/inep-publica-o-edital-do-enem-2012/) e baixe o edital em PDF.
Qualquer dúvida escreva novamente. Agradeço sua visita!
Gostaria de saber quanto vale o ENEM.
Qual é a nota máxima desta avaliação?
Obrigado.
Olá Felipe,
Infelizmente essa pergunta é impossível de responder, devido a TRI (Teoria de Resposta ao Item). Leia nossos artigos sobre esse assunto.
abs
Prof Fernando Buglia
quero saber se a possibilidade de saber as materias pra estudar para a prova
Caro José,
Disponibilizamos no nosso próprio site o que é cobrado no enem
No menu, “sobre o enem” e escolha a opção “sobre o que estudar?”
Abs
Prof Fernando Buglia
Tomara que tenha alterações nas regras do Enem para facilitar a entrada dos alunos em boas universidades ou pelo menos a abertura de mais vagas.