Inep reabre hoje as inscrições para o Enem 2021

Em nossa publicação da última quinta-feira, anunciamos que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iria reabrir as inscrições para o Enem 2021, após decisão do Supremo Tribunal Federal (você pode acompanhar a publicação através deste link!) Após a decisão, o Inep irá reabrir hoje (14/09) as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio de 2021, e você poderá acompanhar através desta publicação as principais informações sobre esta reabertura e também sobre a aplicação da prova para estes novos candidatos.

Por que as inscrições foram reabertas?

Mencionamos no último artigo sobre o tema, mas é importante destacarmos que a reabertura das inscrições para o Enem 2021 se dará em função da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em relação ao regulamento do Enem e o contexto da pandemia enfrentado no último ano.

De acordo com o edital do Enem, alunos que não compareceram a um dos dias do exame no último ano e não justificaram a ausência, perderiam o direito de solicitar a isenção da taxa de matrícula do Enem 2021. No entanto, o STF entendeu que esta decisão não deveria ser utilizada para esta edição do Enem, uma vez que muitas abstenções no último Enem foram decorrentes da pandemia enfrentada pelo país, e que estes estudantes deveriam sim ter o direito de isenção. Diante disso, o Inep reabrirá as inscrições para estes alunos, e a isenção da taxa de matrícula será assegurada.

Como ficarão as datas de inscrição e provas do Enem?

Para os casos mencionados acima, os alunos poderão realizar as inscrições a partir das 10 horas de hoje (14/09) e estarão disponíveis até às 23:59 do dia 26 de setembro.

Já em relação às provas, havia uma preocupação com a possibilidade de alteração das datas de aplicação do Enem 2021, uma vez que o exame está próximo de ser realizado. Para isso, a decisão do Inep e do MEC foi aplicar a prova para os novos inscritos na mesma data que a aplicação para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL). Ou seja, para os candidatos inscritos no período regular, as aplicações impressa e digital serão mantidas nos dias 21 e 28 de novembro de 2021. Já os novos inscritos realizarão as provas nos dias 11 e 12 de janeiro de 2022, que é a data prevista para a aplicação do Enem PPL. Com isso, as datas das provas podem seguir o cronograma desenvolvido e os principais programas de acesso às universidades públicas e privadas poderão ser mantidos.

Como realizar a inscrição no Enem 2021?

Para realizar a inscrição neste novo período, é necessário que você cumpra os requisitos que foram citados ao longo do texto, ou seja, cumpra as condições previstas no edital original e tenha faltado em pelo menos um dos dias de aplicação do Enem 2020. Com isso, basta acessar a Página do Participante e realizar a sua inscrição normalmente, e a isenção será assegurada!

Desta maneira, apresentamos ao longo desta publicação as principais informações sobre a reabertura das inscrições para os alunos que não conseguiram a isenção da taxa de matrícula em função da ausência na prova de 2020. Com a decisão do STF, os alunos poderão participar do Enem 2021 e terão assegurada essa isenção, que busca trazer acessibilidade para o exame!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!