Inscrição no Enem Paga e Não Confirmada. E Agora?

Esta quarta-feira, 10 de junho, é a data limite para o pagamento da taxa de inscrição do Enem 2015, no valor de R$ 63. O boleto ou GRU (Guia do Recolhimento da União) deve ser quitado em qualquer agência do Banco do Brasil ou Banco Postal, que fica nas unidades dos Correios.

Independentemente de já ter quitado a taxa ou não, um problema relatado pelos candidatos que já efetuaram o pagamento e que pode ocorrer com aqueles que o fizerem hoje, é se deparar com a seguinte frase ao acessar o sistema de acompanhamento da inscrição nos próximos dias:

Inscrição não confirmada: Pagamento não efetuado

Temos recebido inúmeros e-mails e ligações de leitores que se surpreenderam com a mensagem anterior após o pagamento da taxa de inscrição. Caso tenha realizado o processo no prazo correto e nos locais credenciados, nossa primeira orientação é para que se acalme e veja o esclarecimento abaixo.

Isso é absolutamente normal após o prazo de inscrições do exame nacional, tanto que ocorreu também nas edições de 2013 e 2014. O motivo do aparente “atraso” ocorre, num primeiro momento, pelo fato de se tratar de um guia de recolhimento, cujo pagamento pode levar até 5 dias úteis para ser compensado, lembrando que sábados, domingos e feriados não são considerados dias úteis.

Além disso, a atualização do sistema do Enem, alterando o status da inscrição de “pagamento não efetuado” para “confirmada“, deve ser realizada por funcionários e técnicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Devido a grande demanda de participantes que devem pagar a taxa (3,4 milhões), certamente será necessário esperar mais alguns dias para confirmação do pagamento no sistema, mesmo após o reconhecimento do banco.

Também explicamos que não é necessário enviar o comprovante de pagamento da inscrição do exame para nenhum órgão do governo nem realizar nenhum contato com o Ministério da Educação (MEC).

Portanto, resta aguardar o Inep e o MEC fazerem seu trabalho na atualização do sistema. Nossa expectativa é que a partir da semana que vem as inscrições comecem a ser confirmadas.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.