Inscrições no Encceja 2017 Encerram Nesta Sexta-feira (18)

O período de inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2017) para candidatos residentes no Brasil encerra nesta sexta-feira, 18 de agosto. A avaliação é utilizada para certificação do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, substituindo o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – neste último caso.

Para participar do programa os interessados devem atender apenas a exigência de faixa etária. Para quem busca o diploma do Ensino Fundamental, é preciso ter pelo menos 15 anos completos na data de aplicação das provas, em 22 de outubro. Já para os interessados na certificação do Ensino Médio a idade mínima é de 18 anos.

As inscrições devem ser realizadas pela internet, até às 23h59min, exclusivamente no site do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, órgão responsável pela organização do exame. O processo envolve diversas etapas: cadastro; dados pessoais; atendimento especializado ou específico (se for o caso); nível de certificação desejado (fundamental ou médio); tipo de prova (completa ou parcial – proficiência); local de realização do Encceja; questionário socioeconômico; indicação da instituição certificadora; e, por fim, cadastro de senha e encerramento das inscrições.

Caso tenha dúvida sobre o processo de inscrição ou necessite mais informações sobre o exame, recomendamos que visualize o vídeo abaixo, disponível também no Canal do Portal infoEnem no YouTube.

Provas do Encceja 2017 e Regras para a Certificação

Conforme mencionado anteriormente, as provas serão aplicadas na data única de 22 de outubro. A avaliação conta com 120 questões objetivas de quatro grandes áreas, além de uma redação. A aplicação ocorrerá no período da manhã (entre 8h e 12h) ou a tarde (das 14h30min às 19h30min), dependendo do tipo de prova indicado pelo candidato.

Terá direito a certificação aquele que atingir nota mínima de 100 pontos em cada uma das provas, incluindo na redação. Caso consiga a pontuação necessária em uma ou mais áreas, porém não em todas elas, poderá solicitar a declaração de proficiência, para não ter que realizar novamente as questões de determinadas áreas numa próxima edição do Encceja. Saiba mais sobre as provas e a proficiência aqui.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.