Os interessados em participar nesta edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que ainda não se inscreveram têm somente até às 23h59 desta sexta-feira (20 de maio) para garantir sua participação no exame.
O processo é realizado exclusivamente na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) na internet, por meio deste link: enem.inep.gov.br. Para fazer a inscrição, basta seguir os passos desta matéria, lembrando que é preciso possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um endereço de e-mail válido.
Ao final do procedimento da inscrição, haverá três possibilidades distintas em relação ao pagamento da taxa no valor de 68 reais:
- Isenção automática: os matriculados no terceiro ano do ensino médio da rede pública estão automaticamente isentos de pagar este valor, sendo que nem haverá a opção de gerar boleto ou pedir a isenção nesses casos;
- Declaração de carência: os candidatos que não encontram-se na situação anterior mas que estão na condição de vulnerabilidade socioeconômica poderão declarar carência, ficando isentos de pagar a inscrição;
- Pagamento da GRU: todos os outros concorrentes deverão gerar e imprimir o Guia de Recolhimento da União (GRU) e fazer o pagamento até às 21h59 da data de 25 de maio, em qualquer agência bancária, dos correios ou casa lotérica, para confirmar a inscrição.
É importante esclarecer que, no caso daqueles que pagarem o boleto, a confirmação no sistema poderá demorar alguns dias ou até semanas. Portanto. é absolutamente normal, durante este período, que tais estudantes se depararem, na página de acompanhamento da inscrição, com a frase “Inscrição não confirmada”.
Já aqueles que declararem carência e não comparecerem nas provas, marcadas para 5 e 6 de novembro, perderão o direito ao benefício caso precisem prestar o Enem novamente no ano de 2017.
Atualmente o exame é utilizado como critério de seleção por inúmeras faculdades e também é aproveitado em programas do governo de acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).