Inscrições no Fies 2016.2 Serão Abertas em 24 de Junho

Em meio a insegurança e descrença de que o governo interino abriria novas oportunidades em alguns de seus principais programas relacionados a educação, foi confirmado, na tarde de ontem (16 de junho), que as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) serão abertas entre os dias 24 e 29 de junho.

A confirmação ocorreu em cerimônia no Palácio do Planalto, onde o ministro da Educação, Mendonça Filho, comunicou que serão oferecidos 75 mil novos contratos no segundo semestre de 2016, para financiamento de cursos em instituições particulares de ensino superior.

A consulta dos cursos que terão o benefício estará disponível a partir da próxima terça-feira, 21 de junho, diretamente no site do processo seletivo, o Fies Seleção. Será neste mesmo endereço eletrônico que os estudantes interessados deverão se candidatar quando o período de inscrições estiver aberto.

Além do número de vagas e das datas, o ministro também anunciou uma mudança num dos critérios para participação do Fies. O limite de renda familiar, que até então era de 2,5 salários mínimos por pessoa (R$ 2.200), agora foi aumentado para 3 salários mínimos per capta (R$ 2,640). As outras regras, inclusive as que envolvem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), continuam valendo.

Ainda de acordo com Mendonça Filho, a oferta de novos benefícios no Fies 2016.2, mesmo diante do atual ajuste fiscal, só foi possível devido as “readequações orçamentárias” realizadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Vale lembrar que o número de novos contratos disponibilizados pelo Fies vem caindo gradativamente: em 2014, havia mais de 730 mil vagas; em 2015, 278.040; e no primeiro semestre deste ano, pouco mais de 250 mil. Atualmente 2,1 milhões de estudantes utilizam o financiamento do governo federal.

Fonte: Agência Brasil

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.