O Ministério da Educação (MEC) divulgou quando terá início o próximo processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada. De acordo com a pasta, o período de inscrições no Sisu 2018 estará aberto entre 29 de janeiro e às 23h59min do dia 1° de fevereiro.
Assim como nas edições anteriores, o sistema usará exclusivamente a nota dos candidatos na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio, no caso o Enem 2017, como critério para classificação nas universidades públicas participantes.
Os pré-requisitos para participar da disputa, além de ter realizado a prova passado do Enem, é ter participado dos dois dias de avaliação, ter obtido nota superior a zero na redação e possuir diploma de conclusão do ensino médio.
Atendendo as exigências mencionadas acima, o candidato poderá se cadastrar no período indicado diretamente no site oficial do sistema na internet, por meio do endereço eletrônico sisu.mec.gov.br. A inscrição será gratuita e cada candidato poderá optar por até duas opções de curso, turno e universidade, sendo possível alterá-las quantas vezes quiser durante esta fase.
Conforme dados oficiais do MEC, serão oferecidas 239.601 vagas em cursos presenciais de graduação de 130 instituições públicas de ensino superior, seguindo a divisão a seguir.
- 30 instituições públicas estaduais, que envolvem 1 centro universitário, 7 faculdades e 22 universidades;
- 100 instituições públicas federais, com 2 centros de educação tecnológica, 1 faculdade, 36 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e 61 universidades.
Segundo declaração do coordenador-geral de Programas de Ensino Superior do MEC, Fernando Bueno, paras as instituições o Sisu é uma ótima opção alternativa aos vestibulares tradicionais, a exemplo das universidades federais, que participam “em peso” nos sistema unificado:
O Sisu é uma ferramenta de que as instituições públicas podem se utilizar para fazer o processo seletivo. Ele é por adesão e não é obrigatório. Das nossas 63 universidades federais, por exemplo, atualmente 61 já ofertam vagas.
O calendário com as datas de todos os eventos, como a liberação do resultado contendo a lista de aprovados na chamada regular e o prazo para formação da lista de espera, ainda não foi divulgado.
Em nota oficial, no entanto, a Assessoria de Comunicação Social do MEC já afirmou que a segunda edição do sistema, o Sisu 2018/2, que selecionará estudantes para cursos com início no segundo semestre, ocorrerá no final do mês de maio.
Para mais informações e detalhes, veja este vídeo do professor Fernando Buglia (fundador do portal infoEnem) falando sobre o SiSU.
Além disso, se você pretende participar do Sisu 2018, recomendamos a leitura deste artigo com 5 dicas para quem ainda não conhece o sistema.