Inscrições no Sisu 2019 Estarão Abertas Entre 22 e 25 de Janeiro

Na última quarta-feira (21) o Ministério da Educação (MEC) divulgou o Edital contendo todas as regras e o cronograma da próxima edição do Sistema de Seleção Unificada. De acordo com o documento, as inscrições no Sisu 2019 estarão abertas entre 22 e 25 de janeiro do ano que vem, como já havíamos previsto nesta matéria publicada aqui no infoEnem horas antes do anúncio oficial.

Assim como ocorreu em todas as edições do programa, por se tratar de uma plataforma virtual, tudo é realizado pela internet, por meio de seu celular, computador ou tablet. E o melhor de tudo, com custo zero, uma vez que a participação é gratuita. Qualquer candidato que tenha concluído o ensino médio, prestado o Enem 2018 e obtido nota maior que zero na redação pode participar.

Após efetuar login no sistema unificado com o número de inscrição e senha do Enem 2018, o estudante poderá pesquisar as vagas disponíveis nas 130 instituições públicas de ensino superior participantes e então fazer a escolha de até duas opções de curso, por ordem de preferência.

Homepage do site oficial do Sisu na internet. Imagem: reprodução.

Passada a etapa de inscrições, os participantes devem aguardar a liberação da lista de aprovados na Chamada Regular, a qual está prevista para a data de 28 de janeiro. A partir deste mesmo dia, aqueles não convocados para matrícula poderão manifestar interesse em participar da Lista de Espera do programa, cuja fase de cadastro permanecerá aberta até 4 de fevereiro.

Os candidatos selecionados, por sua vez, terão prazo entre 30 de janeiro e 4 de fevereiro para providenciar a matrícula ou registro acadêmico presencialmente no campus de oferta do curso de aprovação, devendo ainda observar os horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio.

As vagas não ocupadas neste período serão disponibilizadas para aqueles candidatos que compõem a lista de espera, respeitando a ordem decrescente de classificação com base nas notas do Enem 2018 obtidas por cada um.

Uma das grandes vantagens de se utilizar um sistema centralizado e único como o Sisu é a possibilidade de concorrer a vagas em universidades e institutos federais de todo o país sem sair de casa e sem gastar nenhum real, conforme salientou o diretor de políticas e programas de educação superior da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, Vicente de Paula Almeida Junior:

O Sisu é uma das formas mais democráticas de ingresso no ensino superior público.

A cobertura completa da próxima edição do processo seletivo, incluindo o passo a passo para inscrição e dicas para aumentar as chances de aprovação, você verá aqui no Portal infoEnem. Fique ligado!

Clique aqui para acessar o Edital do Sisu 2019 na íntegra.

Fonte: MEC

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.