Inscrições no Sisutec 2015 Começam Segunda-feira

As inscrições do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) 2015 começarão na próxima segunda-feira (29) e seguem até o dia 3 de julho. A edição deste ano do programa oferece um total de 83.641 vagas em instituição de ensino técnico de 515 municípios de todo o Brasil.

Conforme as regras do Edital publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 26 de junho, poderão participar da disputa de vagas todos os estudantes que que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e conquistaram nota maior que zero na redação.

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico do Sisutec (sisutec.mec.gov.br), que ainda não está disponível por estar passando por manutenção e ajustes. Cada candidato poderá escolher até duas opções de curso / instituição, por ordem de preferência. No momento do cadastro também será necessário informar a modalidade de disputa, entre ampla concorrência ou cotista.

Ainda de acordo com as regras e calendário do Sisutec, haverão duas convocações regulares, sendo que o resultado da primeira chamada está previsto para a data de 7 de julho, enquanto a lista dos aprovados na segunda deve ser liberado no dia 14 do mesmo mês. O início das aulas deve ocorrer entre 3 e 31 de agosto.

Lançado pelo governo no segundo semestre de 2013, o Sisutec faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e contou com duas edições no ano passado, uma no primeiro e outra no segundo semestre. Em 2015, entretanto, devido ao corte orçamentário, a abertura das inscrições foi adiada anteriormente e este será o único processo seletivo do sistema.

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.