Inscrições Para o Enem 2016 Abertas – Veja o Passo a Passo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, acabou de dar início ao prazo de inscrições para o Enem 2016. O período permanecerá aberto até às 23h59 do dia 20 deste mês de maio.

Pode participar qualquer interessado que possua cadastro de pessoa física (CPF) e documento de registro geral (RG). Confira abaixo o passo a passo que o maior Portal do Enem preparou para lhe dar uma mãozinha e garantir sua inscrição no exame.

1. Cadastro

O primeiro passo é início do cadastro no sistema do Enem. Acesse o endereço eletrônico enem.inep.gov.br/participante e preencha os campos com seu CPF e data de nascimento. Não se esqueça de selecionar a imagem solicitada antes de avançar

inscricao2016_1

2. Informações Pessoais

Nessa tela você deverá informar todos os dados pessoais, de endereço e também de contato. Preste muita atenção ao completar o número de identidade e celular, bem como seu e-mail. O documento errado poderá casuar problemas no acesso a sala de prova e os contatos serão usados pelo Inep para lhe enviar informações importantes referentes ao exame.

inscricao2016_2

3. Informar Senha

Aqui será preciso definir uma senha para acesso a sua área no sistema do Enem. Guarde bem esta informação, pois será solicitada para o acompanhamento da sua inscrição, obtenção de seus resultados e inscrição em programas como Sisu e Prouni. Importante esclarecer que, caso tenha prestado o Enem 2015, sua senha antiga será desativada, passando a valer esta nova.

inscricao2016_3

4. Atendimento Recursos

O passo seguinte consiste na solicitação de atendimento específico ou especializado para pessoas com deficiência ou necessidades especiais, bem como sabatistas. Se não necessitar de nenhum deles, basta ticas em “não” e prosseguir. Em caso positivo, você terá que preencher as opções referentes a sua situação.

inscricao2016_4

5. Informações da Prova

Após confirmar os dados preenchidos até o momento na tela anterior, é hora de escolher suas opções referentes a prova. Primeiro informe a língua estrangeira que resolverá na área de Linguagens e Códigos, depois escolha o estado e cidade em que fará o exame. Vale mencionar que você poderá alterar o município de realização de suas provas e a sua opção de língua estrangeira, porém somente durante o período de inscrição.

inscricao2016_5

6. Informações do Ensino Médio

Nesse momento será preciso apenas informar sua situação em relação ao ensino médio. Será neste momento que os candidatos que não concluíram esta etapa escolar deverão confirmar interesse na retirada do Certificado pelo Enem. É importante esclarecer que a certificação de conclusão do ensino médio é destinada aos maiores de 18 anos e que ainda não concluíram seus estudos.

inscricao2016_6

7. Questionário Socieconômico

Após confirmar os dados referente a unidade escolar, se for o caso, chegamos ao preenchimento do questionário socioeconômico. Leia com calma e atenção cada pergunta e seja honesto em todas as suas respostas.

incsricao2016_7

8. Taxa de Inscrição

Chegamos enfim a última fase da inscrição no Enem 2016. Quem estiver cursando o terceiro ano do ensino médio em escola da rede pública de todo o Brasil estará automaticamente isento de pagar a taxa. O candidato que for membro de família de baixa renda ou estou em situação de vulnerabilidade socioeconômica poderá solicitar a isenção, que pode ser aprovada ou não. Todos os outros estudantes deverão prosseguir para gerar e imprimir o boleto (GRU) no valor de 68 reais, que pode ser quitado em qualquer agência bancária, do Correio ou casas lotéricas. A data limite para pagamento é em 25 de maio.

Pronto! Sua inscrição no Enem 2016 está realizada. Se estiver inscrito como pagante, a confirmação da inscrição deve levar alguns dias para acontecer no sistema, mesmo após o pagamento da taxa.

Caso ainda restem dúvidas, entre em contato com o antedimento do Ministério da Educação (MEC), no telefone 0800616161 (ligação gratuita).

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.