Inscrições Para o Enem Começam no Dia 09/05!

Apesar de o anúncio oficial do Instituto Nacional de Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) ainda não ter sido divulgado de forma oficial, os candidatos que tiveram o pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem 2022 aceito já conseguem verificar que as inscrições terão início no dia 09 de maio! Com base nisso, serão apresentadas a seguir algumas informações importantes relacionadas com o período de inscrições, como as datas importantes previstas para o Enem 2022 e também sobre a inscrição de candidatos que tiveram o pedido de isenção aprovado.

Inscrições para o Enem 2022 começam no dia 09 de maio!

Como foi adiantado no início desta publicação, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio de 2022 terão início no dia 09 de maio, e ficarão abertas até às 23:59 do dia 20 de maio. Desta forma, serão 12 dias disponíveis para a realização das inscrições, e é sempre recomendado que você não deixe para realizar as inscrições de última hora, visto que o sistema pode ficar instável com o grande volume de acessos simultâneos. Veja a seguir outras datas importantes que já são conhecidas para o Enem 2022:

  • Recursos para o pedido de isenção: Entre os dias 25 e 29 de abril.
  • Resultados dos recursos para os pedidos de isenção: 6 de maio.
  • Período de inscrições para o Enem 2022: Entre os dias 9 e 20 de maio.
  • Aplicação regular do Enem 2022 (edições impressa e digital): 13 e 20 de novembro de 2022.

Vale destacar também que o prazo para o pagamento da taxa de inscrição ainda não foi divulgado. No entanto, este prazo costuma ser levemente superior ao último dia de inscrições, mas traremos a informação assim que divulgada pelo Inep e MEC!

Candidatos que tiveram a isenção aprovada também precisam realizar a inscrição para o Enem 2022

Por fim, devemos destacar mais uma informação de grande importância, mas que costuma ser esquecida por parte dos candidatos. Os participantes que tiveram o pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem aprovado precisarão realizar a inscrição normalmente no Enem 2022. Somente a conquista da isenção não garante a sua presença no Exame, e será necessário realizar a inscrição normalmente durante o período indicado acima (e que você pôde acompanhar na Página do Participante, quando acessou o resultado do pedido de isenção). A única diferença fica por conta do boleto para o pagamento da taxa de inscrição, que não será gerado para os candidatos que tiveram a isenção aprovada.

Assim, foram apresentadas ao longo desta publicação as principais informações sobre o período de inscrições para o Enem 2022. Apesar de as datas não terem sido divulgadas de forma oficial, estas informações foram acessadas em um canal oficial, através dos candidatos que tiveram a isenção da taxa de inscrição do Enem 2022 aprovada. Com isso, fique atento aos prazos e procedimentos necessários para realizar a inscrição no Enem 2022, garantindo a sua inscrição no exame mais importante do país e evitando qualquer tipo de imprevisto!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2022!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/