Inscrições para o ProUni 2º sem/2021

As inscrições para o ProUni (Programa Universidade para Todos) começam hoje (13) e vão até as 23h59 do dia 16 de julho. Ao todo são ofertadas 134.329 bolsas, sendo 69.482 bolsas integrais e 64.847 parciais, para 10.821 cursos em 952 instituições de ensino superior da rede privada. O resultado da primeira chamada está previsto para o dia 20 de julho.

Como se inscrever?

As inscrições são feitas apenas pela internet. A pessoa interessada deve acessar a página do ProUni (http://prouniportal.mec.gov.br/) e fazer seu cadastro na página do gov.br. Se ela já tiver o cadastro realizado na página, é só digitar o CPF e a senha. O candidato não paga nada para realizar o processo. Qualquer um pode se inscrever? Somente poderá se inscrever no ProUni o estudante brasileiro que não possua diploma de curso superior e que tenha participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação. As modalidades de participação são para os estudantes que tenham cursado todo ensino médio na rede pública ou na rede particular na condição de bolsista integral da própria escola — e, por fim, professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.

E se eu não tiver internet em casa?
As instituições que participam do programa precisam oferecer acesso gratuito à internet aos candidatos que precisarem fazer a inscrição.

Como é o passo a passo para se inscrever?
Primeiro, o candidato vai precisar escolher até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas que estão disponíveis na ordem de sua preferência.

Veja o calendário com principais datas
– Inscrições – 13 a 16 de julho de 2021;
– Primeira chamada – 20 de julho de 2021;
– Informações da primeira chamada – 20 a 28 de julho de 2021;
Segunda chamada – 3 de agosto de 2021;
– Informações da segunda chamada – 3 a 11 de agosto de 2021;
– Participar da lista de espera – 17 a 18 de agosto de 2021;
– Lista de espera – 20 de agosto de 2021;
– Informações da lista de espera – 23 a 27 de agosto de 2021.

Qual a diferença entre as bolsas?
A bolsa integral é para os estudantes que comprovam a renda familiar bruta mensal por pessoa de até um salário mínimo e meio. Já a bolsa de 50% é destinada para aqueles que comprovam uma renda familiar bruta mensal por pessoa de até três salários mínimos.

Precisa fazer vestibular?
Não. Porém as instituições que fazem parte do programa podem fazer algum processo seletivo específico com os participantes, sem cobrança de taxa. Os candidatos que forem passar por tal situação serão informados no momento da inscrição.

Como saber os resultados?
É preciso acessar a página do ProUni e as das instituições que participam do programa. É importante lembrar que a responsabilidade de consulta dos resultados é dos participantes.

O que fazer se for pré-selecionado?
Você deverá ir até a instituição com os documentos que comprovem a situação que foi declarada na ficha de inscrição no período do cronograma.

Como funciona a lista de espera?
Ao final das duas chamadas, o candidato pode manifestar interesse em participar da lista de espera do ProUni.
As bolsas eventualmente não preenchidas nas duas chamadas serão ocupadas pelos estudantes participantes da lista de espera que comprovarem as informações prestadas na ficha de inscrição.

Tags: | | | | | | | | | | |

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.