O Ministério da Educação abriu, nesta segunda-feira (18), as inscrições para a segunda edição de 2012 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O ambiente virtual criado pelo MEC selecionará candidatos para ingresso no segundo semestre, através das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011.

Este processo oferta 30.548 vagas disponíveis em 56 instituições públicas de ensino superior, sendo 10.816 vagas para cursos noturnos, 14.342 vagas em regime integral, 2.976 para o período da manhã e 2.414 para as aulas no turno vespertino.

Para efetuar a inscrição no sistema é  necessário informar o número de inscrição e senha do Enem 2011. Caso não lembre da senha, o candidato poderá recuperar a informação através do sistema do Enem 2011. As inscrições seguem abertas até as 23h59 da próxima sexta-feira (22), e devem ser feitas na página sisualuno.mec.gov.br.

Vale lembrar que, a partir do dia 18, ao longo de todo o período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas diariamente no portal do Sisu, para consulta a qualquer momento do dia. O estudante deve fazer duas opções de curso e poderá, conforme julgar necessário, mudar essas opções, com base na nota de corte (nota mínima). Obviamente cada mudança invalidará a opção anterior.

No próprio sistema o candidato também pode tirar dúvidas a respeito das notas de corte, datas das chamadas, período de matrículas nas instituições, resultados e lista de espera. Além disso o sistema ainda permite ao estudante localizar cursos e vagas por meio de pesquisa com a indicação do município, da unidade da Federação e da instituição de ensino. É possível ainda saber em quais instituições estão as vagas pretendidas.

O resultado final será divulgado no dia 25 de junho e os alunos selecionados deverão fazer a matrículas nas instituições de ensino entre 29 de junho e 2 de julho.

 

Veja também:

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.