Inscrições para o Sisu 2013 iniciam dia 7 de janeiro Nesta quarta-feira, 26 de dezembro, o Diário Oficial da União publicou o cronograma com as datas da edição de 2013 do SiSU (Sistema de Seleção Unificada). O período de inscrições terá duração de 5 dias, iniciando as 0h  do dia 7 de janeiro e encerrando-se as 23h59 do dia 11 de janeiro.

Tal sistema foi criado pelo Ministério da Educação para preencher vagas nas universidades públicas participantes, utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como único critério para seleção de candidatos. Poderão participar desta edição do SiSU todos os estudantes que prestaram o Enem 2012 e que obtiveram nota maior que zero na redação.

Os interessados em concorrer às vagas deverão acessar a página do sistema no período de inscrições e escolher duas opções de curso, por ordem de preferência (1ª e 2ª opção). Feito isso, o candidato deverá escolher a modalidade de concorrência, podendo optar por:

  • Concorrer às vagas reservadas aos cotistas, através da Lei nº 12.711 (Lei de Cotas);
  • Concorrer às vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas pela instituição, de acordo com seu Termo de Adesão ao SiSU;
  • Concorrer às vagas destinadas à ampla concorrência.

É importante esclarecer também que o sistema disponibiliza, todas as noites, a nota de corte referente a todas as opções de curso oferecidas, inclusive nas diferentes modalidades de concorrência. Desta maneira, o candidato consegue saber se está entre os virtuais selecionados (acima da nota de corte) ou na lista de espera (abaixo da nota de corte). O mais interessante é que o sistema possibilita o participante de alterar as suas opções de vaga e curso, quantas vezes julgar necessário. Será validada a última alteração feita.

O SiSU 2013 será constituído de duas chamadas sucessivas. A primeira chamada será em 14 de janeiro, enquanto a segunda está prevista para 28 de janeiro. As matrículas dos aprovados em primeira chamada serão feitas nos dias 18, 21 e 22 de janeiro. Já os convocados em segunda chamada devem fazer sua matrícula nos dias 1, 4 e 5 de fevereiro.

Os candidatos que não forem aprovados poderão ainda participar da lista de espera, devendo manifestar interesse por meio do portal do SiSU, entre os dias 28 de janeiro e 8 de fevereiro.

Quer entender tudo sobre o SiSU? Então adquira nosso “Manual para o SiSU 2013”. O processo é simples, prático e gratuito. Além disso você também recebe o “Manual para o ProUni 2013”.

 

 

Veja também:

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.