Inscrições para o Sisu 2013/1 começam amanhãOs candidatos que realizaram o  Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2012 poderão se inscrever, a partir de amanhã, dia 7, no primeiro Sisu (Sistema de Seleção Unificada) de 2013.  Nesta edição, serão ofertadas 129.279 vagas em 3.751 cursos de 101 instituições públicas de ensino superior, tanto federais quanto estaduais.

De acordo com o cronograma, as inscrições vão até as 23h59min do dia 11 de janeiro de 2013 (horário de Brasília) e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no portal do Sisu.

Cada estudante poderá se inscrever no Sisu em até duas opções de vaga. Ao se inscrever no processo seletivo do Mec, o estudante deverá especificar em ordem de preferência, as suas opções de vaga em instituição, local de oferta, curso, turno.

Importante destacar que será possível escolher a modalidade de concorrência, pois em 2013, o Sisu se adequará à Lei de Cotas, de agosto de 2012.

Ainda de acordo com o cronograma, o resultado da 1ª chamada será divulgado no dia 14 de janeiro de 2013 e da 2ª chamada, no dia 28 de janeiro, no próprio site do Sisu e das instituições envolvidas.

 

Duas (2) dicas:

1)Embora as edições anteriores não tenham apresentado problemas, a insegurança dos candidatos está a flor da pele. Principalmente após a instabilidade do site do Inep na hora da divulgação dos resultados. Nossa primeira dica é para manter a calma. É evidente que  a ansiedade é grande nesse momento. Mas mesmo aqueles que não conseguiram ver seus desempenhos no Enem de 2012 poderão participar normalmente do Sisu de 2013, que abre amanhã, pois o próprio sistema recupera automaticamente as notas obtidas pelos  participantes. Vale ressaltar ainda que, embora exista confusão de diversos dos nossos leitores, não somos responsáveis pelos problemas apresentados no site do Inep. 

 

2) Para aqueles que ainda tem dúvidas em quais cursos concorrer, o site do G1 fez um interessante mapa interativo com todas as vagas que estão disponíveis nessa primeira edição do Sisu de 2013. Mesmo para aqueles que já escolheram o curso, vale a pena dar uma olhada. Clique aqui para ver o mapa.

 

Veja também:

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem.