Inscrições Para o Sisu 2022/2 Começam Hoje!

Começam nesta terça-feira (28/06) as inscrições para o segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2022/2). O Sisu é a principal porta de entrada para instituições de ensino superior do país, e oferece mais de 65 mil vagas nesta edição. A seguir, você confere as principais informações sobre este importantíssimo programa, para largar na frente no processo seletivo do Sisu 2022/2!

Inscrições e datas importantes do Sisu 2022/2

Como foi destacado na introdução, as inscrições para o Sisu 2022/2 começam hoje! Além disso, as inscrições ficarão abertas até às 23:59 do 1° de julho. A seguir, você pode acompanhar as demais datas importantes para o segundo semestre do processo seletivo do Sisu:

  • Divulgação dos resultados: Dia 6 de julho;
  • Manifestação de interesse na lista de espera: Entre os dias 6 de 18 de julho;
  • Início da convocação dos aprovados: Entre 13 e 18 de julho.

Como participar do Sisu 2022/2?

Para se candidatar a uma das vagas em instituições públicas de ensino superior oferecidas pelo Sisu 2022/2, é necessário que você tenha participado do Enem 2021, obtido nota superior a zero na prova de redação e não ter participado do Enem como treineiro. Assim, você poderá concorrer a uma das vagas no curso/instituição desejada, lembrando sempre de selecionar a categoria correta para o processo de seleção.

Todo o processo de seleção é feito através do Portal de Acesso Único do Governo Federal. Este também será o portal utilizado para os próximos programas, como ProUni e Fies, e você deverá acessá-lo com o seu login único do Governo Federal. Depois de acessar o portal, você deverá escolher pelo menos uma opção para concorrer às mais de 5 mil vagas disponíveis. A partir d amanhã, você poderá acompanhar as notas parciais de cada curso, que são um ótimo parâmetro para se candidatar às vagas.

O que são as notas de corte parciais?

As notas de corte parciais devem ser entendidas como a menor nota necessária para conquistar a vaga em primeira chamada naquele momento. Apesar de ser um excelente parâmetro, as notas de corte parciais não garantem a sua aprovação no curso, uma vez que são apenas um parâmetro de referência e certamente sofrerão alterações no último dia de inscrições.

Desta maneira, você deverá utilizar a nota de corte parcial como uma referência para a sua candidatura, ou seja, se a sua nota estiver muito maior que a nota de corte parcial, a chance de aprovação é elevada. Da mesma forma, se a sua nota estiver muito abaixo do corte parcial, talvez seja interessante considerar outra opção de curso ou instituição.

Desta maneira, foram apresentadas ao longo desta publicação as principais informações sobre o processo seletivo do segundo semestre do Sisu 2022/2. Por ser a principal forma de acesso às instituições públicas de ensino superior do país, o Sisu é também um dos processos mais concorridos. Sendo assim, é muito importante que você esteja atento em tudo o que ocorre no programa, para maximizar as chances de alcançar uma vaga em uma instituição de ensino participante!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2022!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Tags: | | |