Inscrições para o Vestibular 2015 da UFRGS

Desde a última segunda-feira, 15 de setembro, está aberto o prazo de inscrições para o próximo vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Nesta edição do seu processo seletivo a instituição ofertará 3.996 vagas divididas entre os 90 cursos de graduação presenciais. É importante esclarecer que esta quantidade equivale a aproximadamente 70% das vagas para alunos que ingressarão no primeiro semestre de 2015. Os outros 30% serão preenchidos via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 como critério para aprovação.

Para se inscrever no vestibular UFRGS 2015 o estudante deverá acessar, até o dia 13 de outubro, o site da Comissão Permanente de Seleção (Coperse) e preencher o formulário online. A taxa de inscrição possui valor de R$ 110,00 e o prazo para solicitações de isenção já se encerrou.

As notas do Enem 2014 também poderão ser aproveitadas pelo candidato para composição de parte de sua nota final no vestibular, sendo que tal opção deverá ser assinalada durante o preenchimento do formulário de inscrição.

As provas do vestibular estão agendadas para os dias 4, 5, 6 e 7 de janeiro do ano que vem e serão aplicadas em três municípios do estado: Porto Alegre, Bento Gonçalves e Imbé/Tramandaí. Ao longo destes quatro dias os candidatos responderão questões das disciplinas de Física, Literatura de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna; Língua Portuguesa e Redação; Biologia, Química e Geografia; e História e Matemática.

Quanto ao sistema de cotas, a universidade disponibilizará 40% das vagas de cada curso para cotistas sociais e raciais, tanto no vestibular quanto no Sisu. A divisão será feita entre candidatos com renda per capta abaixo de 1,5 salário mínimo e acima desta faixa, sendo que há reserva de vagas para pretos, pardos ou indígines dentro de cada um destes grupos.

Mais informações sobre o processo seletivo da UFGRS, incluindo todas as regras, podem ser encontradas neste Edital.

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.