Inscrições do Prouni 2015 Estão Abertas, Veja as Regras

Estão abertas as inscrições para o primeiro processo seletivo do Programa Universidade Para Todos (Prouni) de 2015. O prazo segue até às 23h59 da próxima quinta-feira, dia 29 de janeiro.

O Prouni 2015 concederá 213.113 bolsas em instituições privadas de ensino superior em todo o Brasil, sendo 135.616 integrais e 77.497 parciais (50%). O programa utiliza exclusivamente as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 para seleção dos beneficiados.

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Quem Pode Participar?

O Prouni exige uma série de pré-requisitos para participação dos candidatos. Primeiramente é necessário que o concorrente tenha cursado todo o ensino médio em escola pública ou na rede particular na condição de bolsista integral. O estudante também não pode possuir diploma de graduação em curso superior.

Para concorrer as bolsas ainda é preciso cumprir um desempenho mínimo no Enem. Os candidatos devem ter conquistado 450 pontos na média das cinco provas do exame, além de não zerar a redação. Se você não sabe como calcular sua média no Enem 2014, veja este artigo.

Como Fazer a Inscrição no Prouni 2015

As inscrições são realizadas unicamente pela internet, no sistema do Prouni. Cada participante pode se candidatar a até duas opções de curso e turno por ordem de preferência. Para fazer as escolhas basta clicar no botão “Pesquisar vagas” e fazer a busca por instituição, curso ou município.

Após decidir as opções o estudante deve fazer login e acessar o sistema, informando seu número de inscrição e sua senha no Enem de 2014. Caso tenha esquecido estes dados, é possível recuperá-los seguindo estes passos para a senha e este tutorial para o número de inscrição. Depois disso basta encontrar as opções escolhidas no sistema, indicar qual a modalidade de concorrência e confirmar a inscrição.

Vale esclarecer que todas as madrugadas (entre 0h e 2h) o Ministério da Educação (MEC) irá atualizar o sistema do Prouni e informar as notas de corte e classificação parcial dos concorrentes para cada opção de bolsa. Os inscritos poderão alterar suas opções de curso quantas vezes quiserem enquanto o período estiver aberto. Somente os últimos registros serão válidos.

A lista da primeira chamada sairá no dia 2 de fevereiro, com comprovação de informações entre os dias 2 e 9 do mesmo mês. Já a segunda chamada ocorre no dia 19, com entrega de documentação até o dia 24. O prazo para manifestação de interesse na lista de espera vai de 2 de fevereiro a 3 de março.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem.