Inscrições Sisutec 2014.2 terão início amanhã

Nesta próxima segunda-feira, 21 de julho, o Ministério da Educação (MEC) abrirá as inscrições da segunda edição de 2014 do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Os interessados poderão realizar sua inscrição online na página do sistema até a próxima sexta-feira (25).

Para poder concorrer as vagas do Sisutec o candidato precisa ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido pontuação maior que zero na prova de produção textual (redação). Vale esclarecer que o desempenho do estudante na última edição do Enem será o único critério de seleção utilizado pelo sistema.

Conforme noticiou o MEC, este processo seletivo do Sisutec disponibiliza 289.341 vagas em cursos técnicos gratuitos distribuídos em 466 municípios por todo o Brasil. O curso com maior oferta de vagas é Logística, com 40.712, o segundo lugar ficou com Segurança do Trabalho, com 29.397. Na sequência vêm os cursos da área da saúde, como Técnico em Enfermagem, Radiologia e Massoterapia, entre outros.

A maioria das vagas será disponibilizada por instituições particulares, seguidas pelo chamado ¨sistema S¨, composto pelo Sesi, Senai e Senac. O restante das vagas será direcionado para as instituições públicas, representadas por institutos federais, escolas técnicas vinculadas às universidades federais e escolas estaduais e municipais. Em todos as instituições citadas acima, inclusive as privadas, os cursos do Sisutec serão gratuitos.

Quanto a reserva de vagas para cotistas, 85% do total será destinado a estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas. As instituições públicas, mais precisamente as federais, seguirão a Lei de Cotas sancionada em agosto de 2012, a qual determina que 50% das vagas devem ser preenchidas por estudantes de escolas públicas com renda familiar igual ou inferior a 1 salário mínimo e meio, além de reserva para cotas raciais (negros e indígenas).

A primeira chamada contendo a lista dos aprovados será divulgada no dia 29 de julho e a segunda convocação ocorrerá em 5 de agosto.

A cobertura completa do segundo Sisutec 2014 você acompanha aqui no Portal infoEnem. Fique ligado!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.