No início deste mês de março anunciamos, aqui no Portal infoEnem, que o então presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Francisco Soares, havia deixado o cargo por indisposições e questões pessoais (veja a notícia).
E nesta quarta-feira (16), a convite do Ministro da Eduação Aloizio Mercadante, o sociólogo e doutor em economia pela Unicamp Luiz Roberto Liza Curi foi anunciado como novo presidente do instituto, que é responsável pela organização de provas federais como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
Integrante do CNE (Conselho Nacional de Educação), Curi já fez parte do Conselho Superior da Universidade Estaudal de Campinas e também prestou serviços ao Ministério da Educação (MEC) ente 1997 e 2002, como diretor geral de Políticas de Educação Superior.
Além disso, também foi secretário de Cultura e presidente da Companhia de Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia de Campinas, bem como assumiu cargos relacionados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
O novo presidente assume o comando do Inep com o desafio de reatar a boa relação com a base de servidores, uma vez que seu antecessor passava por forte afrontamento dos prestadores após propor mudanças estruturais no instituto.
A nomeação oficial de Luiz Roberto deve ocorrer nos próximos dias, com publicação no Diário Oficial da União.
Fonte: Educação UOL