Interpretação e análise de tabelas – Apostila Enem 2014

Se você vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já deve saber que a prova tem, como uma de suas características mais marcantes, a inclusão de anexos nas questões, como gráficos, imagens, charges e tabelas, entre outros.

Normalmente tais anexos sempre trazem informações relacionadas a fatos / situações de nosso cotidiano e que devem ser interpretadas corretamente pelo candidato para que o mesmo possa chegar a alternativa correta.

No artigo de hoje abordaremos técnicas e dicas para análise, interpretação e solução de questões que trazem tabelas. Vamos observar a questão abaixo (Química) que caiu na prova do Enem de 2012, cuja resolução, explicações e comentários foram realizados pelo professor Jeferson dos Santos (UNICAMP) e retirados das Apostilas para o Enem 2014 do nosso Portal.

Questão 78 – Caderno Rosa

Uma dona de casa acidentalmente deixou cair na geladeira a água proveniente do degelo de um peixe, o que deixou um cheiro forte e desagradável dentro do eletrodoméstico. Sabe-se que o odor característico de peixe se deve às aminas e que esses compostos se comportam como bases. Na tabela são listadas as concentrações hidrogeniônicas de alguns materiais encontrados na cozinha, que a dona de casa pensa em utilizar na limpeza da geladeira.

tabela_post

Dentre os materiais listados, quais são apropriados para amenizar esse odor?

a) Álcool ou sabão.
b) Suco de limão ou álcool.
c) Suco de limão ou vinagre.
d) Suco de limão, leite ou sabão.
e) Sabão ou carbonato de sódio/barrilha.
 

RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS

Alternativa C

Para esta questão basta nos lembrarmos de um conceito bastante primitivo da química orgânica: um ácido neutralizar uma base e vice-versa. O enunciado explica que o que está causando mau cheiro, no interior da geladeira da dona de casa, são aminas, provenientes do peixe, que se comportam como base. Logo, a solução para a limpeza da geladeira deve consistir em neutralizar a base com um ácido. De acordo com o conceito lembrado, a dona de casa deve usar algum produto que possua esse caráter.

Do dia a dia sabemos que limão e vinagre são ácidos. Entretanto, a tabela reforça este conceito mostrando uma concentração hidrogeniônica menor que 10−7 mol/L, que é a que caracteriza substâncias ácidas.

Comentário: Este é um dos conceitos mais discutidos nas reações químicas presentes no ensino médio. Uma informação que pode ajudar o aluno na solução da questão é do cálculo do pH de uma substância: pH = −log[H3O+]. Por este cálculo, de acordo com os valores informados na tabela, o pH do suco de limão e do vinagre são respectivamente 2 e 3. Lembrando que substâncias que apresenta pH abaixo de 7 são consideradas ácidas.

Conteúdos envolvidos: Neutralização ácido-base e pH.

 

Perceba que a tabela apresentada é bem simples, trazendo os materiais na coluna da esquerda e sua concentração de H3O+ na coluna da direita. Conforme explicado pelo professor Jeferson, bastava ao aluno procurar pelos elementos com maior concentração nas potências de base dez.

É claro que o estudante precisava do mínimo de conhecimento prévio sobre neutralização de reações (química) e potência de dez em (matemática) para não se confundir na escolha dos materiais mais ácidos. Entretanto, a solução da questão passava, fundamentalmente, pela interpretação da tabela.

Apesar de apresentar uma tabela simples e de fácil leitura, o estudante precisava interpreta-lá relaciona-lá da maneira correta com o que se pedia no enunciado para a resolução do exercício. Este é um exemplo típico de questão envolvendo tabela cobradoa pelo Enem.

Para não perder pontos valiosos nestes itens, é preciso estar adaptado a leitura de tabelas. A principal orientação é a resolução de listas de exercícios e a leitura de textos que tragam este tipo de elemento.

Todas as questões de Química das nosso material foram resolvidas e comentadas pelo professor Jeferson. Gostou da sua clareza e didática? Então garanta já nossas Apostilas Enem 2014, que trazem 930 questões das últimas provas do Enem explicadas com este mesmo capricho e riqueza de detalhes!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem.