Isótopos, isóbaros e isótonos – Química no Enem

Em nossa postagem de hoje vamos abordar um assunto muito utilizado nas provas de química, e que também são muito confundidos pelos alunos: falaremos sobre os átomos isótopos, isóbaros e isótonos. Para isso, além de apresentar sobre os átomos citados, será apresentada uma questão, a fim de ilustrar como este conteúdo pode ser abordado no Enem e outros vestibulares.

Isótopos

Os átomos isótopos são aqueles que apresentam o mesmo número de prótons (número atômico), mas que apresentam diferentes números de massa e também de nêutrons. Como sabemos, o número atômico é uma espécie de identidade do átomo. Desta forma, os átomos isótopos pertencem obrigatoriamente ao mesmo elemento químico.

O hidrogênio, por exemplo, é um elemento químico que apresenta três diferentes isótopos. Desta maneira, os elementos apresentam o mesmo número atômico (normalmente representado pela letra Z), mas possuem número de nêutrons e também o mesmo número de massa (A).

1H (prótio) 1D (deutério) 1T (trítio)

Perceba que o número de prótons é o mesmo para os três átomos, ocorrendo variações no que diz respeito ao número de massa e de nêutrons. O prótio possui número de massa igual a 1, enquanto deutério e trítio possuem número de massa iguais a 2 e 3, respectivamente. Entretanto, apesar de receberem nomes especiais, todos são átomos de hidrogênio. Outro caso muito conhecido em relação aos isótopos são os do carbono, com diversas aplicações em nossa sociedade.

Isótonos

Quando falamos no número de massa dos átomos, estamos falando da soma do número de prótons e do número de nêutrons. Entendido isso, podemos definir os elementos isótonos como aqueles que possuem o mesmo número de nêutrons, com número de prótons e de massa diferentes. Por exemplo, os elementos 1939K e 2040Ca, possuem número de massa e de prótons diferentes. No entanto, perceba que ambos possuem o mesmo número de nêutrons (20), sendo elementos isótonos.

Isóbaros

Por fim, temos os elementos isóbaros. Os átomos isóbaros possuem o mesmo número de massa, mas números diferentes de prótons e nêutrons. Desta maneira, são elementos químicos diferentes. Observe no exemplo o carbono e nitrogênio, que possuem o mesmo número de massa, mas número de prótons e nêutrons diferentes.

614C e 714N

Questão do Enem

Para ilustrar como este conteúdo pode ser cobrado nas provas do Enem, traremos uma questão do ITA, um dos vestibulares mais temidos do Brasil. Apesar disso, é uma questão de fácil resolução e que aborda muito bem os conteúdos estudados anteriormente!

São definidas quatro espécies de átomos neutros em termos de partículas nucleares:

Átomo I   – possui 18 prótons e 21 nêutrons
Átomo II  – possui 19 prótons e 20 nêutrons
Átomo III – possui 20 prótons e 19 nêutrons
Átomo IV – possui 20 prótons e 20 nêutrons

Pode-se concluir que:”

a) os átomos III e IV são isóbaros;
b) os átomos II e III são isoeletrônicos;
c) os átomos II e IV são isótopos;
d) os átomos I e II pertencem ao mesmo período da Classificação Periódica;
e) os átomos II e III possuem o mesmo número de massa.

Alternativa correta: e.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!