Leis de reflexão da luz no Enem

Em nossa postagem de hoje vamos estudar sobre um assunto muito importante para as questões de física do Enem: a reflexão da luz. Para isso, vamos explicar sobre as duas leis da reflexão da luz e, ao final, vamos apresentar um exercício retirado do próprio Enem, com o objetivo de ilustrar como este conteúdo é cobrado durante o exame.

Em nossa postagem anterior sobre o assunto, estudamos sobre os fenômenos ópticos em geral (relembre esta postagem clicando neste link!). Vamos relembrar rapidamente as formas de reflexão da luz:

  • Reflexão regular: Na reflexão regular da luz, os ângulos de incidência e reflexão são iguais. Além disso, os raios incidente e refletido se encontram no mesmo plano.
  • Reflexão difusa: Já na reflexão difusa, as situações mencionadas acima não acontecem, impossibilitando a visualização correta da imagem formada.

Para enunciar as leis da reflexão, utilizaremos sempre a reflexão regular da luz. Antes de tratarmos as leis, observe a seguir um esquema típico de uma reflexão regular:

Fonte: https://www.gestaoeducacional.com.br/reflexao-da-luz-o-que-e/

Na imagem temos indicados o espelho (linha azul), os raios incidente e refletido, os ângulos de incidência (i) e reflexão (r) e também a reta normal ao espelho (N).

Primeira Lei da Reflexão

A Primeira Lei da Reflexão indica que o raio de luz incidente, o raio refletido e a reta normal ao ponto de incidência da luz devem estar contidos em um mesmo plano. Ao observar o esquema ilustrado anteriormente você pode facilmente que a Primeira Lei é respeitada.

Segunda Lei da Reflexão

Já a Segunda Lei da reflexão indica que o raio incidente (representado pela letra i) e o raio refletido (r) devem possuir o mesmo valor, ou seja, se a luz incidir com um ângulo de 60° em relação à reta normal, será refletido com um ângulo de 60° em relação à mesma reta.

Lembrar da Segunda Lei é sempre importante, já que na maioria dos exercícios do assunto apenas um ângulo é informado.

Questão do Enem

Para ilustrar como este conteúdo é abordado durante as provas do Enem, vamos mostrar a seguir uma questão retirada do próprio exame, para que você entenda como o conteúdo pode ser abordado durante as provas do Enem.

“As ondas eletromagnéticas, como a luz visível e as ondas de rádio, viajam em linha reta em um meio homogêneo. Então, as ondas de rádio emitidas na região litorânea do Brasil não alcançariam a região amazônica do Brasil por causa da curvatura da Terra. Entretanto sabemos que é possível transmitir ondas de rádio entre essas localidades devido à ionosfera. Com a ajuda da ionosfera, a transmissão de ondas planas entre o litoral do Brasil e a região amazônica é possível por meio da

a) reflexão.

b) refração.

c) difração.

d) polarização.

e) interferência.

Alternativa correta: A.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!