Enfim, chegamos à vírgula e ao ponto e vírgula, para encerrarmos nossos lembretes a respeito de pontuação.
A função da vírgula, do ponto de vista do ritmo da frase, é marcar uma pausa, mas cuidado: não é porque precisamos respirar que colocamos vírgula… aproveitamos que ela está ali marcando a pausa na entonação da frase e recuperamos o fôlego para continuar a leitura. E do ponto de vista da estrutura sintática da frase, sua função é separar elementos.
Já que ela tem essa função de separar elementos, precisamos lembrar que há elementos inseparáveis, portanto NÃO devemos usar a vírgula entre:
- Sujeito e predicado;
- Verbo e complemento ou predicativo;
- Adjunto adnominal e núcleo do sintagma nominal;
- Complemento nominal e nome a que se refere;
- Oração principal e subordinada substantiva
Outra observação útil (embora não apareça assim nos manuais de Gramática), é a seguinte: podemos utilizar esse sinal de pontuação unitariamente ou em dupla (como parênteses ou travessões). Nesse caso, em dupla, poderemos retirar a informação que está isolada ou modificar a posição dela na frase. É uma maneira prática de verificar se as duas vírgulas estão bem colocadas.
Quando empregadas de uma em uma, elas separam elementos em sequência:
- Palavras de mesma função sintática (núcleos do sujeito composto, dos objetos ou do aposto, por exemplo):
Maria, José, Antônio e João são nomes comuns no Brasil.
Comprei lápis, borracha, caneta e um estojo.
- Orações coordenadas ou oração principal e a subordinada adjetiva ou adverbial na ordem direta:
Vim, vi, venci.
Não encontrei o dicionário, que é minha importante ferramenta de trabalho.
Fiz as correções no texto, conforme o professor tinha orientado.
Unitariamente, ela também serve para indicar a omissão de um verbo (elipse ou zeugma) e de isolar o nome do lugar na indicação de datas:
Eu leciono Português e o Fernando, Física. (o Fernando leciona Física, mas não há necessidade de repetir o verbo, que pode ficar subentendido para deixar a frase mais concisa, mais ‘elegante’, sem repetições)
São Paulo, 21 de outubro de 2018.
Vamos ainda utilizá-la quando há um elemento deslocado, trazido para o início da frase (por exemplo um adjunto adverbial), para separar o vocativo do restante da frase ou para isolar o objeto direto ou indireto pleonástico:
Na próxima semana, faremos mais um simulado.
Crianças, prestem atenção!
A mim, nada mais assusta.
Em duplas, as vírgulas servirão para isolar elementos, que podem ser:
- Vocativo:
Agora, meus caros, vamos proceder à leitura da ata.
- Aposto:
A Língua Portuguesa, última flor do Lácio, tem características únicas.
Orações / expressões explicativas (orações adjetivas, apostos, comentários) ou intercaladas (orações adverbiais, comentários, adjuntos adverbiais :
Quero o meu suco com gelo e açúcar, ou melhor, com adoçante.
Faremos, se o tempo permitir, mais uma revisão antes das provas.
O horário de verão, na minha opinião, causa muitos incômodos.
- Conjunção deslocada de sua posição ‘padrão’:
Arrecadamos mais dinheiro que o esperado; faremos, pois, mais doações.
Agora, contando com a paciência dos leitores (vírgula é mesmo um tópico extenso que demanda relembrar muitas coisinhas de análise sintática…),., falemos um pouco sobre o ponto e vírgula.
Ele será empregado também para separar elementos. Geralmente, quando há vírgula no interior da oração fazendo algum papel específico, para separar uma oração da outra será empregado o ponto e vírgula. Retomemos o exemplo da omissão do verbo:
Eu leciono Português e o Fernando, Física.
No lugar da conjunção ‘e’, poderia haver o ponto e vírgula, já que a vírgula aponta o lugar onde deveria estar o verbo leciona’:
Eu leciono Português; o Fernando, Física.
E, por fim, esse sinal será empregado para separar itens de uma enumeração, quando ela for ‘vertical’, ou seja, um item abaixo do outro:
São características dos insetos:
– três pares de patas;
– duas antenas;
– corpo separado em três partes: cabeça, tórax (onde pode haver um ou dois pares de asas) e abdômen.
É isso! Temos agora subsídios para pontuar corretamente a redação dos vestibulares que estão para começar!
Até a próxima semana!
Margarida Moraes é formada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), instituição na qual também concluiu seu mestrado. Com mais de 20 anos de experiência e responsável pela resolução das Apostila de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do infoEnem, a professora também é colunista de gramática do nosso Portal e umas das corretoras do curso de redação online (clique aqui para saber mais). Seus artigos são publicados semanalmente, sempre aos domingos. Não perca!