Liberada Consulta ao Local de Prova do Encceja 2018

Conforme o cronograma oficial do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, nesta segunda-feira (23) o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) liberou a consulta ao local de prova do Encceja 2018.

Desta forma, todos os milhares de candidatos que se inscreveram para prestar o exame no próximo dia 5 de agosto, tanto aqueles que buscam a certificação do ensino fundamental quanto do ensino médio, poderão conhecer o endereço exato da instituição na qual farão a avaliação.

A consulta é grátis e deve ser feita pela internet, por meio da versão digital do cartão de confirmação da inscrição do Encceja 2018, que além da localidade em que o participante fará sua prova também informa os seguintes dados:

  • número de inscrição;
  • a data e horário das provas;
  • áreas de conhecimento e nível de ensino;
  • solicitações de atendimento especializado, específico e/ou uso nome social, caso uma ou mais destas opções tenha sido requisitada;
  • nome da Secretaria Estadual de Educação ou do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia indicado pelo candidato para emissão do certificado ou declaração parcial de proficiência.

Como Verificar o Local de Prova do Encceja 2018

  1. O procedimento deve ser feito na página do participante do exame, portanto o primeiro passo é acessar o endereço eletrônico enccejanacional.inep.gov.br/encceja;
  2. Logo em seguida o candidato terá que efetuar login no sistema informando o número de seu CPF e a senha cadastrada no período de inscrições do Encceja, bem como selecionar a imagem solicitada no desafio. Quem perdeu ou não se lembra da senha poderá recuperá-la clicando no link “Esqueci minha senha” e seguindo as orientações;
  3. Pronto! Já na tela seguinte estará disponível o cartão de confirmação da inscrição, com todas as informações citadas anteriormente, incluindo o local de prova do candidato. Quem quiser poderá imprimir o documento para tê-lo em mãos, mas vale reforçar que sua apresentação no dia de aplicação não será exigida para entrada na sala de realização do teste.

A recomendação do Inep e para que todos os inscritos no Encceja 2018 Nacional visitem antecipadamente a instituição em que farão a prova, para conhecer o trajeto e saber previamente o tempo de chegada, a fim de evitar perda do exame por atraso decorrente de imprevistos. É importante reforçar que quem não respeitar a hora de início da aplicação (sempre respeitando o Horário Oficial de Brasília) não poderá acessar o local de prova.

Esta edição teve número recorde de inscrições, contabilizando 1.695.607 registros,. Destes, 356.326 buscam o certificado do ensino fundamental e 1.339.281 o do Ensino Médio. A avaliação acontecerá, simultaneamente, em 592 municípios espalhados em todos os estados do Brasil.

Para saber as regras, recomendamos a leitura do nosso informativo sobre o exame. Já para seus estudos, os candidatos podem baixar gratuitamente as Apostilas Encceja 2018.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.