Liberada a Consulta ao Local de Prova do Enem 2016 – Confira!

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) acabou de liberar o acesso ao cartão de confirmação de inscrição, que permite a consulta, entre outros dados, do local de prova dos candidatos no Enem 2016. Inicialmente previsto para ontem, o acesso foi adiado para esta quarta-feira (19).

Os milhões de participantes inscritos nesta edição do exame nacional podem verificar as informações do cartão de confirmação no site do Inep na internet, no endereço eletrônico enem.inep.gov.br/participante. Para fazer o login será preciso informar o número do CPF e a senha cadastrada na inscrição do Enem. Quem perdeu essa informação poderá recuperá-la seguindo estes passos.

Depois de acessar o sistema, na tela de acompanhamento da inscrição, o candidato terá a sua disposição todas as informações referentes ao exame, como dados da inscrição, dados pessoais, endereço residencial, contato, atendimento especializado, atendimento específico, língua estrangeira, situação de conclusão do ensino médio, cidade, estado e, finalmente, o endereço do local de prova.

Cartão de Inscrição com Local de Prova do Enem 2016. Reprodução: Inep.
Cartão de Inscrição com Local de Prova do Enem 2016. Reprodução: Inep.

Apesar de não ser obrigatória a apresentação do cartão de inscrição para acesso a sala nos dias de aplicação do Enem 2016, quem quiser poderá imprimi-lo para ter todos os dados em mãos.

Vale mencionar que, para aqueles que possuem o aplicativo do Enem 2016 oficial baixado nos celulares Android, iOS ou Windows Phone, também é possível realizar a consulta do cartão/local de prova diretamente por meio da aplicação, sem a necessidade do abrir o computador.

O Inep informou ainda que encaminhará, por mensagem de texto de celular (SMS) e e-mail, a todos os inscritos, um lembrete de que os respectivos cartões de confirmação já estão disponíveis. A cada três dias novos comunicados serão enviados, por esses mesmos canais de comunicação, para todos que ainda não tenham verificado seus locais de prova.

Por fim, esclarecemos uma dúvida que recorre diariamente entre nossos leitores: não é mais possível alterar o local de prova informado no cartão de confirmação de inscrição, conforme esclarecemos nesta matéria.

As provas do Enem 2016 acontecerão em 5 e 6 de novembro, em 1.727 municípios e 17 mil locais aplicação.

Dúvidas ou qualquer tipo de esclarecimento e informação sobre a inscrição, poderão ser retirados por meio da Central de Atendimento do Ministério da Educação (MEC), no telefone 0800 616161. A chamada é grátis e deve ser realizada de um número fixo.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.