Liberada Vista Pedagógica do Espelho da Redação do Enem 2015

Nesta terça-feira, 13 de junho, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) finalmente liberou a vista pedagógica ao espelho da correção da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015. A previsão inicial era para 3 meses atrás, no início de março.

O tema da prova textual da última edição foi o A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira. Conforme dados divulgados pelo Inep, das 5,6 milhões de redações corrigidas, 104 obtiveram a nota máxima (1.000 pontos) enquanto outros 53.032 textos foram anulados e receberam nota zero, devido a diferentes motivos (veja aqui).

Através do espelho da redação, os candidatos conseguem ver uma imagem reproduzida do texto juntamente com a nota geral e as pontuações em cada uma das cinco competências avaliadas nos critérios de correção.

Veja Como Consultar o Espelho da Sua Redação no Enem 2015

Para fazer a consulta do espelho da redação é preciso acessar o sistema do Inep, neste endereço (enem.inep.gov.br/participante). Vale esclarecer que o link indicado é o mesmo para quem se inscreveu no Enem 2016.

Para entrar no sistema, insira seu CPF e senha da edição do ano passado do exame. Caso tenha perdido sua senha, é possível recuperá-la diretamente pelo botão “Esqueci minha senha”, na caixa de login. Para quem prestou o exame e se inscreveu na edição deste ano, a senha válida será aquela cadastrada na inscrição do Enem de 2016.

espelho_enem2015

Após logar, basta escolher a opção Enem 2015 e clicar para ver o boletim individual de resultado, que conterá também um botão para vista pedagógica da redação. Além de detalhes do desempenho, a página também traz um gráfico que elenca os candidatos por zona de pontuação (exibido conforme a imagem acima).

Como o próprio nome diz, a consulta ao espelho da correção tem caráter meramente pedagógico, para que o aluno entenda os motivos de sua nota. Tal documento começou a ser, publicado a partir do Enem 2012, após termo de ajustamento de conduta (TAC), acordo firmado entre o Ministério da Educação e o Ministério Público Federal.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.