Mais de 50% Não Compareceu nas Provas do Encceja 2017

De acordo com dados oficiais do Encceja 2017 – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – divulgados pela assessoria de comunicação social do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), mais de 50% dos inscritos não compareceram as provas aplicadas no domingo (19).

Os números são referentes a cada período de aplicação. No período da manhã 481.887 participantes (40,3%) foram realizar o teste, enquanto a tarde a quantidade de presentes foi um pouco maior, de 534.447 candidatos (43,1%).

Apesar de alarmante, essa elevada taxa de abstenção (inscritos ausentes) é próxima e até inferior as últimas três aplicações do exame: em 2010 foi de 65,75%; em 2013, de 53,96%; e em 2014, caiu para 52,44%.

De acordo com Maria Inês Fini, presidente do Inep, o instituto pretende buscar, juntamente com outros órgãos competentes, medidas e meios para melhorar a taxa de participação no exame de certificação:

Pretendemos avaliar com o Ministério da Educação, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) alternativas para aumentar a presença dos inscritos, garantindo essa política pública de conclusão de etapas escolares para aqueles que não concluíram a escolaridade na idade certa.

Neste ano de 2017 o Encceja voltou a ser realizado para substituir o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na certificação do ensino médio, além de servir também para obtenção do diploma do ensino fundamental (leia mais).

O Inep ainda comunicou que o gabarito do Encceja 2017 oficial será publicado até 1° de dezembro, juntamente com o caderno de questões – prova digitalizada em pdf. O resultado com as notas de cada candidato sairá no primeiro trimestre do ano que vem.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.