(Mais) Possibilidades para a segunda aplicação do Enem 2020: Saúde nutricional e/ou obesidade

Chegamos às últimas possibilidades de tema antes da segunda aplicação do Enem 2020. Nos dias 23 e 24, os candidatos ao Enem PPL (Pessoas Privadas de Liberdade) e todos os inscritos que tiveram problemas na primeira aplicação (neste ano maluco de pandemia, por volta de 50%, dentre eles muitos que ficaram sem lugar para realização da prova e puderam pedir reaplicação) farão as provas, incluindo, como é de praxe, a redação. Sendo assim, vamos falar de mais um assunto que pode aparecer na prova desta semana (e recomendo que deem uma conferida também em todos os anteriores): a saúde nutricional e/ou a obesidade.

O acesso a alimentos no Brasil pode ser considerado invejável, já que o agronegócio é uma área em constante desenvolvimento e ascensão, bastante por conta do território e clima propícios que nosso país oferece. Porém, mesmo com um acesso privilegiado à nutrição saudável, nossa alimentação no dia a dia ainda não é das melhores. Com isso, surgem consequências à saúde, como a obesidade, problemas de pressão e/ou cardíacos, por exemplo. Tendo essa relação de causa e consequência em mente, é importante conhecer dados que se relacionem a todas essas afirmações, para embasá-las.

Primeiramente, listar alguns dos itens mais produzidos no país (soja, milho, verduras, frutas etc.) e comparar os valores e a facilidade de acesso a eles no Brasil em relação a outros países pode ser uma boa introdução. A partir daí, mencionar índices de comorbidades relacionadas à má alimentação demonstrarão bem o fato de que, mesmo com o acesso facilitado a alguns produtos benéficos, o brasileiro ainda se alimenta precariamente. As motivações para isso podem ser a falta de tempo, preços e acesso (já que produtos orgânicos, por exemplo, são mais difíceis de serem encontrados e acabam tendo um valor maior). Como resultado, algumas doenças derivadas da má alimentação podem surgir, e os índices dessas doenças na população brasileira também podem ser úteis no embasamento. É importante pontuar, aqui, a necessidade de cuidado com a gordofobia ao tratar deste assunto. A má alimentação e as consequentes comorbidades podem desenvolver-se tanto em pessoas gordas como em magras. Quem é gordo pode  sê-lo por conta de má alimentação e pré disposição, assim como pode ser alguém que apenas tenha esse biotipo, que se alimente extremamente bem e faça exercícios (mais do que muitos magros por aí, inclusive). Dada a devida atenção a esse ponto, não generalize a questão da obesidade (inclusive, a gordofobia pode ser um bom tópico extra a ser estudado).

Estabelecida a alimentação não tão qualitativa dos brasileiros e suas más consequências, é hora de sugerir intervenções. A proposta pode partir da educação, de campanhas mais generalizadas, de um acesso mais fácil a nutricionistas e de simples propagandas midiáticas tratando da questão. Como sempre, é só escolher uma vertente e detalhar bem sua intervenção.

O que acharam da possibilidade de tema desta derradeira semana de expectativa para o Enem 2020? Parece mais complicada ou mais simples que outras? Contem tudo pra gente nos comentários e até semana que vem!

Além das postagens sobre os temas de redação toda semana, você pode se preparar ainda mais para a prova de redação do Enem com o curso de redação Nota 1000 do portal InfoEnem! Você fará redações que serão corrigidas no mesmo modelo do Enem, e receberá comentários e dicas da nossa equipe! Clique aqui para saber mais sobre o curso de redação!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Vanessa Christine Ramos Reck
Vanessa Christine Ramos Reck

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Campinas(2011). Tem experiência na área de Letras. http://lattes.cnpq.br/6444202678156917