MEC Abre Inscrições Para o Prouni 2016/1 – Veja Como Se Inscrever

O Ministério da Educação (MEC) deu início, as 0h desta terça-feira (19), a fase de inscrições do Programa Universidade Para Todos (Prouni 2016/1), que oferece um total de 203.602 bolsas de estudo integrais e parciais nas instituições de ensino superior privadas participantes.

O prazo segue aberto até as 23h59 da próxima sexta-feira (22), sendo que a inscrição é feita online, no site do processo seletivo do Prouni (prounialuno.mec.gov.br). Ao entrar no endereço eletrônico informado, o candidato poderá consultar as bolsas disponíveis pelo nome do curso, instituição ou município de oferta.

Depois de fazer suas escolhas – cada um pode se inscrever em até duas opções, por ordem de preferência – o concorrente deve acessar o sistema com o número de inscrição e a senha do Enem 2015. Uma vez logado, deverá preencher formulário com informações pessoais e então poderá selecionar as opções de curso desejadas e confirmar a inscrição.

Formulário de Inscrição do Prouni. Imagem/Reprodução siteprouni.mec.gov.br
Formulário de Inscrição do Prouni. Imagem/Reprodução prounialuno.mec.gov.br

Vale lembrar que, de maneira semelhante ao que acontece no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a página do Prouni calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente pré-selecionados) de cada curso, com base no número de bolsas disponíveis e no total de candidatos inscritos, por modalidade de concorrência. Além disso, o aluno ainda poderá consultar sua classificação parcial e, com base nela, alterar ou não suas inscrições.

Para poder se inscrever no Prouni o interessado deve ter concluído o ensino médio na rede pública de ensino ou então em escola particular como bolsista integral. Outra exigência é a de não possuir formação em curso de nível superior.

Também é preciso ter prestado o Enem no ano passado – uma vez que o exame consiste no critério para seleção dos bolsistas – e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas das provas objetivas, bem como pontuação na redação que não tenha sido zero.

As bolsas integrais são direcionadas para estudantes que possuem reda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa, enquanto as bolsas parciais de 50% podem ser disputadas por candidatos que comprovem renda familiar de até três salários.

Após o encerramento da etapa de inscrições, o resultado da primeira chamada será publicado em 25 de janeiro, com prazo para entrega de documentação e comprovação de informações entre este mesmo dia e 1 de fevereiro.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.