MEC Abriu as Inscrições no Sisu 2017 – Veja as Regras

Nesta terça-feira (24) o Ministério da Educação (MEC) abriu as inscrições no Sisu 2017, o Sistema de Seleção Unificada. Esta edição permanecerá com inscrições abertas até o final da sexta-feira (27) e oferece 238.397 vagas em 131 instituições públicas de ensino superior, entre universidades federais, estaduais e institutos federais.

Confira nos tópicos a seguir as principais regras do processo seletivo do Sisu, incluindo os passos para realizar sua inscrição e se candidatar a uma das vagas.

Quem pode Participar e Como se Inscrever no Sisu 2017

Para participar do Sisu o candidato deve ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016) e conquistado nota superior a zero na prova de redação. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do processo seletivo do sistema (sisu.mec.gov.br), conforme os seguintes passos:

  1. Clique em “fazer inscrição” e faça o login inserindo o número de inscrição, a senha cadastrada no Enem 2016 e os caracteres da imagem nos campos em branco (quem perdeu a senha ou o número de inscrição poderá recuperá-los aqui);
  2. Depois de entrar no sistema, pesquise pela vaga de seu interesse por instituição, curso ou município;
  3. Escolha a modalidade de disputa, entre cotas e ampla concorrência, e então confirme a inscrição;
  4. Repita o processo para se inscrever na sua segunda opção de curso.

Vale esclarecer que algumas instituições definem notas mínimas nas provas do Enem para inscrição em seus cursos. Caso o desempenho do candidato seja insuficiente para uma determinada opção, o sistema irá informar (imagem).

Além disso, é importante compreender que cada universidade/instituto federal atribui pesos diferentes para as notas do exame em cada opção de curso, motivo pelo qual o desempenho de um candidato varia conforme a inscrição feita, mesmo com as notas sendo as mesmas (leia mais sobre o assunto).

Notas de Corte e Classificação Parcial

Todas as madrugadas durante o período de inscrições, normalmente entre 0h e 1h, o sistema atualiza as notas de corte de todas as opções de curso – menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados – e também a classificação parcial nas suas duas inscrições referentes ao dia anterior. Tais informações pode ser usadas como referência para que o você decida continuar ou não inscrito num determinado curso.

Alteração das Opções de Inscrição

Se assim preferir, você poderá alterar uma ou as duas opções de curso. Isso poderá ser feito quantas vezes quiser, porém somente durante o período de inscrições. Para isso, basta clicar na opção “Escolher outro curso” e depois repetir os passos explicados anteriormente para se candidatar em um nova carreira/instituição.

Chamada Regular, Matrícula e Lista de Espera

Seguindo o calendário do processo seletivo do Sisu 2017, a lista de aprovados na chamada regular será publicada em 30 de janeiro, no próprio portal do sistema. Os selecionados deverão efetuar suas matrículas nos dias 3, 6 e 7 de fevereiro, presencialmente na instituição.

Quem não for convocado em sua primeira opção ou em nenhuma das escolhas poderá integrar a lista de espera da seleção Isso deverá ser realizado até 10 de fevereiro, no próprio sistema. As convocações da lista começarão a partir de 16 de fevereiro.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.