MEC Altera Regras Para Vagas Remanescentes do Fies 2016

O Ministério da Educação (MEC) promoveu mudanças nas regras para o preenchimento das vagas remanescentes do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A partir da portaria publicada nesta quarta-feira (30), no Diário Oficial da União, as oportunidades não preenchidas serão redistribuídas entre outros cursos da mantenedora da instituição de ensino.

Na prática, o que muda em relação as normas anteriores é que os contratos ociosos de um determinado curso agora podem ser ocupados por estudantes interessados em ingressar em outras carreiras, e não restritamente aos participantes da lista de espera referente àquele curso inicial.

Além disso, caso a mantenedora afiliada ao Fies seja responsável por mais de uma faculdade ou universidade privada, as vagas disponíveis poderão também ser redistribuídas entre os diferentes cursos destas instituições distintas.

A medida do governo foi tomada com base em levantamento realizado pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp) com 70 associados, que mostrou que, dos 250.279 novos contratos disponíveis neste ano, aproximadamente 100 mil – cerca de 46% – não foram ocupados.

O novo período para inscrições nos sistema Fies Seleção, para preenchimento de todos esses contratos remanescentes, ainda não foi informado pelo MEC.

Participaram desta primeida edição do Fundo de Financiamento um total de 1.337 instituições particulares de ensino superior, que ofereceram 25.323 cursos.

Fonte: Agência Brasil

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.