MEC Confirma Abertura de Novos Contratos do Fies em 2015

Mudanças nas regras, restrições e ações civis movimentaram o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) neste primeiro semestre de 2015, especialmente após o Ministério da Educação (MEC) ter anunciado não possuir mais recursos para novos contratos neste primeiro semestre, por conta do corte orçamentário do governo.

Entretanto, após participar do programa Roda Viva da TV Cultura, nesta segunda-feira (08), o ministro Renato Janine Ribeiro confirmou que serão abertas inscrições para solicitação de novos contratos do fundo ainda neste ano de 2015. Além da entrevista na TV, ele também confirmou a informação através de uma postagem no seu perfil da rede social Facebook.

Em sua declaração, o ministro esclareceu que a data exata e a quantidade de vagas ainda não foram definidas, mas que a divulgação deve ocorrer em breve:

Nós vamos abrir o Fies, vamos ter uma segunda edição do Fies este ano. Não posso anunciar quantas vagas, isso vai ser definido nos próximos dias, mas vamos ter. Mas vamos mudar os critérios.

Com a relação a tais “critérios”, fica subentendido que restringirão ainda mais a oferta do benefício, uma vez que os cofres públicos ainda sofrem com a falta de recursos. Desta forma, a exigência da nota média mínima de 450 pontos no Enem continuará valendo.

Renato Janine também explicou que a prioridade será dada a cursos das regiões Norte e Nordeste, especialmente nas áreas de engenharia, saúde e formação de professores. O programa também dará preferência aos cursos de instituições com notas 4 e 5 nos indicadores de qualidade do MEC.

Outra regra importante que será implementada é a limitação do financiamento para estudantes que possuem renda familiar igual ou inferior a até 20 salários mínimos, equivalente a R$ 15.760.

Assim que as datas e prazos oficiais forem informados, noticiaremos aqui.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.