MEC Fará Consultas Públicas Para Novas Regras do Enem

De acordo com declaração dada pelo Ministro da Educação Cid Gomes, na última sexta-feira (30), as regras para o novo modelo de aplicação online do Enem serão colocadas em consulta pública em breve.

Conforme matéria publicada aqui em nosso Portal, esse novo formato do Exame Nacional do Ensino Médio terá como base um banco virtual com milhares de questões, o que permitirá o agendamento e aplicação das provas unicamente pela internet, em locais com terminais de computadores indicados pelo Ministério da Educação (MEC).

Para o Ministro a quantidade ideal de questões gira em torno de 8 mil para cada uma das 4 grandes áreas do Enem. Ele explicou que o sistema ficaria aberto para que os estudantes possam consultar e estudar através dos itens do banco, sendo que as questões que fariam parte da prova seriam sorteadas dentro deste mesmo acervo.

Se a pessoa aprender, com base nesse banco de dados, de 8 mil questões, ótimo. Se ela for capaz de decorar [as respostas], sem entender 8 mil quesitos é um gênio e merece uma vaga nas melhores instituições de ensino.

Uma das principais vantagens desse modelo, segundo Cid Gomes, é que as provas seriam exclusivas para cada participante, excluindo a possibilidade de fraudes e vazamentos, como ocorrido com a redação do Enem 2014 no Piauí. Além disso, uma versão online do exame facilitara o controle e a logística, bem como reduziria custos com papel, impressão e transporte das provas.

O Enem virtual ainda está em fase de planejamento e tem com base o mesmo modelo aplicado nos exames de legislação do Detran (Departamento de Trânsito).

0 Shares:
5 comments
  1. Apesar do meu difícil acesso ao exame como ter que me deslocar para fazer as provas esse novo método virtual não vai ser nem um pouco “estimulante” como a ideia que eles tem, uma péssima idia!

  2. Estão desmoralizando um exame tão importante. O Brasil não tem estrutura para isso. Só mostra a alienação que a internet está nos causando. É uma vergonha.

  3. kakakakakaka. . . Que palhaçada, eu acho que esse ministro não tem o que fazer, pois para pensar nessa babaquice, só pode ser um desocupado! Se o Enem normal já é “difícil” imagina um Enem Online, ele esquece que a educação brasileira é carente e fica inventado moda, só para atrapalhar as pessoas com menos condições e que vê o Enem com a unica chance de fazer uma faculdade. Em vez de fazer consultas publicas para a nova regra do Enem, por que eles não perguntam o que precisa pra mudar a educação no pais!

  4. brincadeira desse governo de corruptos.
    Quer dizer que agora as provas serao respondidas por professores ao inves de alunos.
    deve ser mais uma forma desses ministros meterem a mao no dinheiro publico.
    gostaria que eles tivessem a coragem, ja que querem ser transparente, e duvido que sejam em qualquer momento d e sua gestao (PT), de deixar disponivel o gabartio de respostas do enem, pois garanto que nao existe lisura na correção, pricipalmente da redacao.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


You May Also Like