MEC lança sistema para esclarecer cálculo das notas do Enem

O Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão responsável pela elaboração do Enem, apresentou ontem um sistema online que esclarece ao estudante / candidato como é calculada a nota do exame.

Chamado de ¨Mapa de Itens¨, o programa basicamente posiciona algumas questões selecionadas de edições antigas do Enem (2009 em diante) em uma escala de proficiência que varia de 0 a 1000 pontos, ou seja, atribui uma pontuação para determidado item. Conforme a imagem abaixo, o programa apresenta três dados para cada questão: o valor do item (pontos); a descrição do que aquele problema exige do candidato; e, na maioria dos casos, um exemplo de questão que se encaixa naquele nível de dificuldade.

Imagem: Reprodução / Site do Inep.

Além disso, o sistema permite a visualização do mapa para cada área da prova objetiva (Ciências Humanas, Códigos e Linguagens, Ciências da Natureza e Matemática). E não é só isso. O usuário pode também indicar sua nota em cada uma das áreas e compará-la com o valor de cada questão, visualizando as que estão acima e abaixo de sua proficiência.

Desta maneira, o estudante poderá verificar o grau de dificuldade em que um determinado item se encontra e entender que há maior probabilidade de acerto nas questões cujos valores estão abaixo de sua nota, ao passo que há maior chance de erro naquelas cujos valores estão acima de seu desempenho. Isso possibilita ao candidato visualizar as habilidades que provavelmente já desenvolveu e as que ainda estão em construção.

O Mapa de Itens ainda apresenta três links interessantes, trazendo explicações mais aprofundadas sobre o cáculo da nota do candidato, as escalas de proficiência e sobre a utilização da ferramenta (próprio programa).

Conforme explicou o próprio Ministro Aloisio Mercadante, os itens exibidos no mapa foram selecionados por uma comissão de especialistas, de acordo com critérios pedagógicos, para melhor representar o conjunto de habilidades e competências avaliados no exame.

Sem dúvida a criação e diposição desta ferramenta foi uma ótima iniciativa do MEC/Inep, e vale a pena, tanto para os candidatos que prestaram o Enem 2013 como para aqueles que irão fazer o exame em 2014, utilizar o sistema e ficar por dentro de sua metodologia de atribuição de notas.

Cliaque aqui para acessar o Mapa de Itens do Inep

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.