Motivos para a baixa adesão ao Enem 2021

Se você acompanhou as notícias relacionadas ao Enem nas últimas semanas, certamente deve ter visto que o número de inscritos na edição de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio foi menor do que nos anos anteriores. Com apenas 3,1 milhões de inscritos, o Enem teve o menor número de inscritos desde o ano de 2005, o que é um fato marcante para a situação que estamos vivendo. Desta maneira, vamos apresentar a seguir algumas das possíveis justificativas para esta baixa adesão, destacando dados relevantes sobre o assunto.

Principais dificuldades estão relacionadas com a pandemia da COVID-19

Como já era esperado, as principais dificuldades relatadas pelos estudantes estão relacionadas com a pandemia da COVID-19, que modificou as formas de estudo e outras atividades no país desde março do último ano. Vejamos algumas dificuldades enfrentadas pelos alunos:

  • Dificuldade para manter uma rotina de estudos: Certamente, essa foi uma das maiores dificuldades dos alunos, seja qual for a modalidade de ensino ou mesmo a dificuldade das matérias. A partir do momento em que o aluno estuda em casa (e utiliza a internet) é uma tarefa complicada se concentrar da maneira adequada, e muitos alunos tiveram dificuldades para estudar durante o período. Sendo assim, pare dos candidatos escolheu se preparar adequadamente para os anos seguintes.
  • Medo de contaminação: Outro problema que ainda assombra milhares de candidatos em todo o país é o medo de se contaminar com o vírus ou mesmo contaminar outras pessoas, em especial do grupo de risco. Assim como ocorreu durante o Enem 2020, o exame deste ano também deve ser feito seguindo as normas de proteção contra o coronavírus, como o distanciamento entre os alunos, utilização de máscaras e também o uso de álcool em gel. Apesar disso, milhares de candidatos temem pela saúde e preferem esperar mais um ano para voltar a participar do Enem. Vale ressaltar que no último ano, apesar de um número maior de inscritos, a abstenção foi recorde, muito em função destes problemas acima citados.
  • Falta de infraestrutura: Por fim, temos um problema que nem sempre é devidamente debatido, mas que é relevante para uma grande parte dos candidatos. Milhões de alunos no país não possuem acesso à infraestrutura básica necessária para assistir aos materiais fornecidos. Apesar de possuírem internet no telefone celular, o pacote de dados nem sempre é suficiente para assistir aos vídeos, assim como há locais em que a internet não chega. Além disso, a falta de recursos financeiros também atrapalha os alunos, seja na hora de pagar a inscrição para o Enem ou mesmo para conquistar condições mínimas de estudo. Com isso, os alunos sentem que não possuem condições de competir em igualdade com outros candidatos, e acabam desistindo do exame.

Sendo assim, listamos acima alguns dos motivos que explicam a baixa adesão de candidatos para o Enem 2021. Em um momento tão difícil que estamos enfrentando, já era esperada uma baixa adesão dos candidatos que, além dos problemas citados anteriormente, também enfrentam perdas e problemas psicológicos. Portanto, se você decidiu participar do Enem 2021, é hora de estudar ainda mais e se preparar ainda mais. Porém, se você escolheu não participar do exame neste ano, cuide da sua saúde física e mental em primeiro lugar e, assim que se sentir em condições de se preparar para o exame, faça isso da melhor maneira possível!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!