MPF-CE Arquiva Caso de Vazamento da Redação do Enem

De acordo com nota divulgada pelo Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE), no dia 12 de fevereiro, as investigações sobre o vazamento do tema da redação do Enem 2014 no estado foram arquivadas.

Após ouvir os envolvidos, o MPF entendeu que o caso foi pontual e que o vazamento não beneficiou estes estudantes que receberam, por aplicativo de celular, uma imagem contendo o tema da redação. Nas declarações tais candidatos informaram que receberam o tema instantes antes do início da prova ou após a sua aplicação.

Conforme a procuradora da república que tomou a decisão de arquivar o caso, Nilce Cunha Rodrigues, após os depoimentos dos envolvidos e investigações da polícia federal, não foi possível encontrar os responsáveis pelo vazamento e tampouco verificar a “ocorrência de qualquer benefício para quem quer que seja”.

O caso teve início no estado do Piauí, três dias após a aplicação do exame nacional, quando um participante se dirigiu a polícia federal e prestou denúncia informando que recebeu uma foto do tema da redação minutos antes do início da prova. Alguns dias depois, estudantes do Ceará se manifestaram informando que receberam a mesma imagem.

Na oportunidade, autoridades chegaram inclusive a levantar a possibilidade de cancelamento parcial ou total da redação do Enem 2014. Inclusive no mês passado o Ministério Público Federal no Piauí chegou a ajuizar ação na Justiça Federal pedindo a anulação parcial do exame. A solicitação, entretanto, foi negada pela justiça com os mesmos argumentos do MPF-CE.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.