Notas de corte do SiSU: Entenda como funciona!

A utilização da nota do Enem no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e principalmente as “notas de corte” geram muitas dúvidas naqueles que nunca fizeram uso do sistema desenvolvido pelo MEC. Mas se você é um desses candidatos, pode ficar tranquilo que, além de ser fácil, nós do infoEnem explicaremos tudo para você.

Primeiro vamos a explicação do que é o SiSU. Com a palavra, o próprio MEC: “O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).”

De maneira simplifica, podemos dizer que, duas vezes ao ano, começa o “leilão” do Sisu, onde o “lance” é o desempenho de cada candidato no último Enem. Ou seja, o primeiro SiSU de 2014 utilizará as notas do Enem 2013.

Parece difícil, mas é muito tranquilo. Você entra no site do SiSU, digita seus dados e o próprio sistema “puxa” suas notas do Enem. Assim, você pode disputar qualquer vaga disponível nas instituições participantes. Mais ainda! Cada candidato tem direito a duas opções de curso para se inscrever.

Assim que terminar o prazo de inscrição do Sisu, que geralmente dura 5 dias, você será avisado se “passou”, se está na lista de espera ou se não conseguiu.

Viu como não é tão difícil quanto parece?

Agora que você entendeu um pouco das regras do SiSU, podemos falar sobre as notas de corte: Elas nada mais são que o desempenho do último matriculado de cada curso, em cada instituição. Ressaltamos que o MEC não disponibiliza as notas de corte de edições anteriores do SiSU, apenas algumas universidades o fazem esporadicamente.

Ainda tem dúvidas sobre o SiSU? Clique aqui para receber, por e-mail e totalmente grátis, o Manual do SiSU feito especialmente pela equipe infoEnem.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.