O nascimento das ciências e Galileu Galilei

A partir do século IV, a preponderância do cristianismo no Ocidente resultou em um deslocamento dos pressupostos estabelecidos sobre o saber, retirando da Filosofia a incumbência de buscar o conhecimento verdadeiro e atribuindo essa missão à Sagrada Escritura. As correntes de pensamento dominantes, no período conhecido como Idade Média (séculos V a XV) no Ocidente, subordinaram as especulações filosóficas à religião e possuíam como foco as questões de salvação da alma, exercício do livre-arbítrio e outras inquietações religiosas da época.

No entanto, com o Renascimento (a partir do século XIV), iniciaram-se novas maneiras de conhecimento independentes da Igreja e do pensamento religioso. Esse processo de renovação cultural e intelectual ocasionou o desenvolvimento de uma nova forma de explicação da natureza, alheia ao discurso religioso ou escolástico, que passou a ser conhecida como ciência. Fundamentada no raciocínio indutivo, o novo saber alicerçou-se na aplicação de um método científico, o qual foi amplamente discutido por diversos filósofos e estudiosos, como Galileu Galilei.

Em decorrência do Renascimento e do estabelecimento do método científico, definiu-se um campo de saber específico chamado de ciência moderna, no qual o desenvolvimento deixou de estar obrigatoriamente vinculado à Filosofia. Um exemplo de ciência moderna é a Física, a qual, assim como outras ciências, possui um objeto de estudo claramente delimitado e métodos próprios para trabalhar com ele. Exposto isso, nota-se duas características das ciências modernas: sua particularidade, isto é, seu estudo focado num determinado objeto; e sua generalidade, visto que trata de fenômenos que ocorrem repetidamente na natureza e podem ser compreendidos em leis.

Fonte: https://socientifica.com.br/galileu-galilei/

Galileu Galilei (1564-1642)

Um dos mais importantes pensadores do Renascimento no âmbito do conhecimento científico, Galileu Galilei, é conhecido como o pai da ciência moderna por conta de seu papel como cientista, físico, astrônomo, escritor, filósofo e professor. Viveu na Itália e foi fortemente influenciado por Nicolau Copérnico (1473-1543), o qual defendia o heliocentrismo, isto é, a concepção de que a Terra gira em torno do Sol. Após desenvolver o telescópio, Galileu ampliou a possibilidade das observações de Copérnico e, assim, validou suas conclusões referentes ao heliocentrismo. No entanto, tais descobertas contrariavam a Igreja Católica, defensora do geocentrismo (teoria astronômica que fixa a Terra no centro do universo e coloca todos os outros corpos celestes girando ao seu redor). Em decorrência dessa contestação, ele foi considerado revolucionário à época, foi julgado pela Inquisição em 1633 e obrigado a desmentir suas teorias, que eram vistas como controversas, polêmicas e perigosas para o controle da Igreja.

Além de suas descobertas físicas, astronômicas e matemáticas, Galileu foi responsável pela elaboração de um novo olhar sobre a realidade, uma nova forma de compreender e enxergar os fenômenos do mundo natural. Essa inovação pode ser entendida através de três princípios de seu método científico:

  1. Observação rigorosa dos fenômenos sem pressupostos preestabelecidos, ou seja, olhar para os fenômenos sem ideias e concepções antecedentes à sua análise.
  2. Experimentação, a qual pode servir como “prova” para legitimar a teoria ou como meio de reprodução do fenômeno para ser melhor observado.
  3. Regularidade matemática, possível de se observar na repetição dos fenômenos, para, assim, poder expressá-los em equações.

Nesse contexto, “ao investigar o fenômeno da natureza, primeiro concebo com a mente”, essa afirmação de Galileu faz menção a etapa de estabelecimento da hipótese na investigação científica, a qual corresponde a uma explicação dos fenômenos baseada na reflexão e a partir da qual se fará a observação, visando sua verificação.

Questão – Enem 2014

A filosofia encontra-se escrita neste grande livro que continuamente se abre perante nossos olhos (isto é, o universo), que não se pode compreender antes de entender a língua e conhecer os caracteres com os quais está escrito. Ele está escrito em língua matemática, os caracteres são triângulos, circunferências e outras figuras geométricas, sem cujos meios é impossível entender humanamente as palavras; sem eles, vagamos perdidos dentro de um obscuro labirinto.

GALILEI, G. O ensaiador. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

No contexto da Revolução Científica do século XVII, assumir a posição de Galileu significava defender a

a) Continuidade do vínculo entre ciência e fé dominante na Idade Média.

b)Necessidade de o estudo linguístico ser acompanhado do exame matemático.

c) Oposição da nova física quantitativa aos pressupostos da filosofia escolástica.

d)Importância da independência da investigação científica pretendida pela igreja.

e) Inadequação da matemática para elaborar uma explicação racional da natureza.

A alternativa correta é a letra C.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.