O Princípio de Le Chatelier no Enem

Em nossa postagem de hoje, vamos estudar sobre um assunto muito importante para as questões que envolvem a cinética química, que é o Princípio de Le Chatelier. Para isso, além de apresentarmos os principais conceitos sobre o assunto, vamos apresentar também uma questão retirada do próprio Enem, para que você compreenda como este conteúdo pode ser abordado durante o exame.

O Princípio de Le Chatelier

Proposto no ano de 1884 pelo químico francês Henry Louis Le Chatelier, o enunciado do princípio que leva o nome do químico diz que:

“Quando se aplica uma força em um sistema em equilíbrio, ele tende a se reajustar procurando diminuir os efeitos desta força”

Portanto, de acordo com o enunciado do Princípio de Le Chatelier, quando um sistema em equilíbrio sofrer uma perturbação, este sistema buscará novamente o equilíbrio, em um dos sentidos da equação. As reações podem ser favorecidas no sentido direto (ou para a direita), em que ocorre uma maior formação de produtos, ou ainda no sentido inverso (ou para a esquerda), onde ocorrerá a maior formação de reagentes.

De acordo com o químico francês, esses deslocamentos ocorrem em função de três fatores principais, que são: temperatura, pressão e concentração dos produtos e reagentes.

  • Temperatura: Ao aumentar a temperatura em uma reação química, esta reação será deslocada no sentido endotérmico, que é o lado que absorve calor. Da mesma forma, quando a temperatura for diminuída, a reação será deslocada no sentido exotérmico.
  • Pressão: Quando aumentamos a pressão em um sistema, a reação química será deslocada no sentido que possuir o menor volume, ou o menor número de mols. De forma análoga, ao aumentarmos a pressão, a reação química será deslocada para a região com maior número de mols.
  • Concentração dos produtos e reagentes: Quando aumentamos a concentração os reagentes em uma reação química, o sentido desta reação é deslocado para a direita. Assim, ao aumentar a concentração dos produtos da reação química, a reação será deslocada para a esquerda, ou seja, no sentido dos reagentes.

Questão do Enem 2020

Como mencionamos no início desta postagem, as questões envolvendo cinética química são cada vez mais cobradas nas provas do Enem, o que requer uma maior dedicação para o estudo deste tema por parte dos alunos. Com o objetivo de demonstrar como este conteúdo pode ser cobrado durante as provas do Enem, vamos apresentar a seguir uma questão retirada da prova de 2020 do Enem, que aborda os fatores citados pelo Princípio de Le Chatelier.

“Para garantir que produtos eletrônicos estejam armazenados de forma adequada antes da venda, algumas empresas utilizam cartões indicadores de umidade nas embalagens desses produtos. Alguns desses cartões contêm um sal de cobalto que muda de cor em presença de água, de acordo com a equação química:

Como você procederia para reutilizar, num curto intervalo de tempo, um cartão que já estivesse com a coloração rosa?”

a) Resfriaria no congelador.

b) Borrifaria com spray de água.

c) Envolveria com papel alumínio.

d) Aqueceria com secador de cabelos.

e) Embrulharia em guardanapo de papel.

Alternativa correta: D.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!