O Que Devo e o Que Não Devo Levar no Enem 2015

Poucos dias nos separam do Enem 2015! Nessa época, os vestibulandos de todo o Brasil experimentam um mix de sensações contraditórias: alívio por estar chegando ao fim o longo período de intensificados estudos e nervosismo pela aproximação do exame.

Uma das maneiras de controlar a ansiedade é se prevenir para não acontecer nenhum imprevisto. É importante não deixar a organização para a última hora!

Vejamos, então, o que pode, deve ou não deve ser levado para as provas.

O que pode levar

Vale lembrar que o cartão de confirmação não será enviado por correspondência, devendo ser impresso pelo candidato no site do Inep.

O que deve levar

  1. Caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente
  2. Documento de identificação válido com foto
    • Documentos válidos: cédula de identidade (RG) expedida pelas Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros; identidade fornecida por ordens ou conselhos de classe que por lei tenham validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997; Certificado de Dispensa de Incorporação; Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação com foto; e identidade funcional.
    • Documentos não válidos: todos os não listados na lista acima, como protocolos, certidão de nascimento, certidão de casamento, título eleitoral, carteira de estudante, registro administrativo de nascimento indígena, documentos de identificação de ordem privada, documentos ilegíveis, não identificáveis ou danificados, e cópia (xerox) de documentos válidos.

O que NÃO deve

  • Materiais para consulta (livros, manuais, impressos, anotações)
  • Lápis e lapiseira
  • Caneta de material não transparente
  • Borracha
  • Relógio
  • Dispositivos eletrônicos (calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, alarmes, transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens)
  • Óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares)
  • Armas de qualquer espécie, ainda que com autorização para o respectivo porte.

Caso seja necessário levar para o local do exame alguns desses itens que não são permitidos, eles devem ser entregues para o fiscal da prova e lacrados conforme recomendado. Atenção, pois o porte desses itens no decorrer da prova pode causar a eliminação do candidato. Por isso, evite levá-los ao menos que seja extremamente necessário, como celular, por exemplo.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.