O Que Estudar de Eletricidade Para o Enem?

Durante as questões das provas de Ciências da Natureza do Enem, nas questões de física você certamente encontrará algo relacionado à eletricidade. Por se tratar de um assunto tão cobrado durante as provas, vamos mostrar em nossa postagem de hoje como estas questões de eletricidade foram cobradas ao longo dos anos, realizando também uma comparação entre os conteúdos analisados.

Quais ramos da eletricidade devo estudar?

Antes de prosseguirmos, como as questões são recorrentes ano após ano, vamos elencar alguns tópicos importantes, os quais devem ser estudados para este ramo da física.

  • Tensão e corrente elétrica: é importante entender estes dois conceitos e, sobretudo, a diferença entre eles. Enquanto a tensão mede a diferença de potencial elétrico entre dois pontos, a corrente elétrica é utilizada para medir o fluxo de elétrons através de um condutor.
  • Primeira e Segunda Lei de Ohm: já estudamos estas duas leis aqui no InfoEnem (acesse aqui a Primeira Lei de Ohm e aqui o conteúdo referente a Segunda Lei de Ohm).
  • Associação de resistores e capacitores: também já abordamos aqui estes conteúdos. Acesse os conteúdos referentes a associação de resistores em série, paralelo e mista, ou ainda sobre a associação de capacitores.

Os três tópicos são recorrentes nas provas do Enem e certamente você verá algum deles em seu exame! Vamos analisar a seguir como este conteúdo foi cobrado em provas anteriores.

Questões de eletricidade cobradas antigamente no Enem

Para entender como as questões de eletricidade são cobradas no Enem, vamos observar o primeiro exemplo, de uma prova de 2010 do Enem:

Quando ocorre um curto-circuito em uma instalação elétrica, como na figura, a resistência elétrica total do circuito diminui muito, estabelecendo-se nele uma corrente muito elevada.

O superaquecimento da fiação, devido a esse aumento da corrente elétrica, pode ocasionar incêndios, que seriam evitados instalando-se fusíveis e disjuntores que interrompem essa corrente, quando a mesma atinge um valor acima do especificado nesses dispositivos de proteção.

Suponha que um chuveiro instalado em uma rede elétrica de 110 V, em uma residência, possua três posições de regulagem da temperatura da água. Na posição verão utiliza 2100 W, na posição primavera 2400 W, e na posição inverno 3200 W. GREF. Física 3; Eletromagnetismo. São Paulo: EDUSP, 1993 (adaptado).

Deseja-se que o chuveiro funcione em qualquer uma das três posições de regulagem de temperatura, sem que haja riscos de incêndio. Qual deve ser o valor mínimo adequado do disjuntor a ser utilizado?”

a) 40 A

b) 30 A

c) 25 A

d) 23 A

e) 20 A

Esta questão, apesar do enunciado muito grande, pode ser facilmente resolvida com a aplicação da Primeira Lei de Ohm, para a maior potência do chuveiro. Desta maneira, para uma rede elétrica de 110 V, a maior corrente aplicada seria igual a 29,09 A. Sendo assim, a utilização de um disjuntor de 30 A é suficiente para eliminar os riscos.

Questões atuais cobradas no Enem

Observe agora uma questão do Enem 2019, referente ao assunto.

Uma casa tem um cabo elétrico mal dimensionado, de resistência igual a 10 ohm, que a conecta à rede elétrica de 120V. Nessa casa, cinco lâmpadas, de resistência igual a 200 ohm, estão conectadas ao mesmo circuito que uma televisão igual a 50 ohm, conforme ilustrado no esquema. A televisão funciona apenas com tensão entre 90V e 130V.

O número máximo de lâmpadas que podem ser ligadas sem que a televisão pare de funcionar é:

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

Note que para chegarmos a alternativa correta (b), devemos realizar uma associação entre as lâmpadas e a televisão, para enfim determinar o valor correto de lâmpadas, através da Primeira Lei de Ohm. Deste modo, é percebido um claro aumento no nível de dificuldade das questões de eletricidade ao longo dos anos, o que ocorre também para as demais questões.

Além disso, outro aspecto importante é a diminuição do tamanho das questões, que tornaram-se menores ao longo dos anos. Todavia, os três conteúdos mencionados no início da postagem continuam sendo muito cobrados. Portanto, o estudo destes tópicos pode ser a chave para atingir vários acertos nas questões de física, aproveite!

 

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem.